You are currently viewing Ergon Desk: a mesa de trabalho inteligente

Ergon Desk: a mesa de trabalho inteligente

Sim, agora as notícias de tecnologia e inovação são copy e paste, pois é relógio inteligente para aqui, cadeira inteligente para acolá; e este apesar de ser mais um dispositivo inteligente tem a sua relevância, por isso o reportamos aqui.

Os engenheiros espanhóis responsáveis pelo projecto tinham a intenção de criar uma mesa de trabalho colaborativa e cooperativa, mas que respeitasse as necessidades e características de cada colaborador, criando assim um novo conceito de estação de trabalho.

Desenvolveram a mesa inteligente, a que baptizaram Ergon Desk, e esta conta com um desenho ergonómico com elementos móveis que permitem adaptar cada posto de trabalho à pessoa e aos equipamentos que utiliza, ou seja, pode adaptar-se ao um computador de mesa, a portáteis, tablets e smartphones. Cada trabalhador pode também ajustar a altura da mesa e optar por trabalhar sentado ou de pé. Assim, cada posto de trabalho é operado individualmente. O desenho em círculo da mesa permite maximizar a cooperação entre colegas.

Esquece-se de fazer pausa? Olhe as suas costas!

desk
Personalizar o seu posto de trabalho – Imagem Ergon Desk

Cada posto de trabalho da Ergon Desk é equipado com sensores, que além de “aprenderem” os padrões de comportamento do utilizador, recomendam também mudanças de postura e intervalos de descanso, com base nos critérios ergonómicos que melhor se adequam ao método de trabalho de cada utilizador.

Mesa com memória

“No começo de cada dia de trabalho, nós queremos ser capazes de fazer login na nossa estação de trabalho e a mesa irá responder reconhecendo as nossas configurações de trabalho, nossa altura, sentados ou de pé, e nossas preferências para o grau de inclinação da mesa”. – David Mata

David Mata, da Universidade Carlos III de Madrid, juntamente com os seus colegas, fundaram uma empresa que foi acolhida na incubadora da Universidade, e pretendem colocar a mesa inteligente à venda no mercado.

[Fonte: Inovação Tecnológica, Gizmag]

 

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!