You are currently viewing Spam Fantasma: Aprenda a limpar as estatísticas

Spam Fantasma: Aprenda a limpar as estatísticas

Nos últimos meses, milhares de contas do Google Analytics têm sido inundadas por uma onda massiva de spam fantasma, afectando a qualidade dos dados recolhidos, deixando por vezes os dados totalmente inutilizáveis para qualquer análise.

O que é o spam fantasma?

O spam fantasma no Google Analytics traduz-se em visitas ao seu website que nunca existiram e que provêm de uma referência que está associada a sites de spam. Normalmente ao visitar o website do spamer, encontra sempre um website com links aleatórios ou algo do género e nunca encontrará qualquer referência ao seu website.

Google Analytics tempo real

Este problema fez com que muitas pessoas se questionassem sobre a eficácia do serviço. É uma questão compreensível, mas se está nesta situação não entre em stress, porque o Tech em portugues irá ajudá-lo a resolver esta questão.

Quais as fontes de spam fantasma?

website-stealer.nufaq.com
website-stealer-warning.hdmoviecamera.net
googlemare.com
boost-my-site.com
santasgift.ml
rusexy.xyz
quit-smoking.ga
o-o-8-o-o.com
snip.to
cyber-monday.ga
traffic2cash.net
copyrightclaims.org
get-your-social-buttons.info
adf.ly / referral
black-friday.ga
wordpress-crew.net
alibestsale.com
best-seo-software.xyz
lsex.xyz
hosting-tracker
qualitymarketzone.com
justprofit.xyz
free-floating-buttons.com
get-free-social-traffic.com
floating-share-buttons.com
ranksonic.net

O que pode fazer para corrigir as estatísticas do Google Analytics?

No artigo anterior sobre este assunto, ensinámos a criar filtros para parar o spam fantasma e neste artigo vamos ensinar a retirar todo o spam fantasma dos relatórios já existentes, anteriores à criação dos filtros.

Já sabe, se precisa de criar filtros para parar domínios fantasma de visitarem o seu site, consulte as instruções aqui.

Como limpo as estatísticas do Analytics anteriores à aplicação do filtro?

Os filtros do Google Analytics não têm efeito retroactivo, isto é, apenas têm efeito posterior à sua aplicação, por isso temos de arranjar uma solução para limpar as estatísticas anteriores.

Abra um relatório do Analytics e entre no separador “Aquisição“, “Todo o tráfego“, “Referências“, no qual deve ter um quadro semelhante à próxima imagem.

Spam fantasma

Vamos então criar um novo segmento:

Clique em “Adicionar segmento” e de seguida, clique em “Novo segmento” , dê-lhe um nome e de seguida escolha “Condições“.
Condições segmento analyticsPara limpar as suas estatísticas do Analytics, vamos preencher o segmento para bloquear um determinado domínio de entrada de tráfego, que no exemplo descrito será o domínio “disq.us“.

Inicialmente vamos colocar excluir junto à opção filtro e no primeiro menu vamos escolher origem, Na caixa a seguir ao contém colocamos o domínio a retirar das estatísticas e guardamos o segmento.

No final temos o nosso relatório sem o registo do tráfego oriundo do disq.us, como podem comprovar na imagem seguinte!

resultado final

 

Está esclarecido em relação a este assunto? Tem mais dúvidas, escreva na caixa dos comentários e tentaremos ajudá-lo!

 

 

 

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!