You are currently viewing A Samsung está a produzir chips de memoria ultra rápida de 256 GB para smartphones

A Samsung está a produzir chips de memoria ultra rápida de 256 GB para smartphones

Quando compramos um smartphone, tendemos a olhar muito apenas para velocidade do CPU e para o desempenho gráfico. No entanto, assim como nos computadores, a velocidade e performance da memória são factores de grande relevância.

A pensar nisso a Samsung tem vindo a desenvolver uma nova tecnologia para substituir a norma MultiMediaCard (eMMC standard). A tecnologia toma pelo nome de Universal Flash Storage (UFS) e a Samsung está a aumentar a capacidade de memória até aos 256 GB por chip.

A eMMC tem uma taxa de transferência de 400 MS/s, no entanto tem várias limitações: uma delas prende-se com o facto de não poder read e write informação ao mesmo tempo. Pelo contrário, a norma UFS vem permitir contornar essa falha da eMMc.

eMMC-UFS

A Samsung anuncia que estes novos chips de 256 GB são capazes de velocidades de leitura sequencial a rondar os 850 MB/s e de 260 MB/s de escrita sequencial. Isto representa valores substancialmente superiores aos dos SDD convencionais,  mas a velocidade de escrita está abaixo da maioria dos SDD mais recentes.

A boa noticia é que esta tecnologia deverá, por exemplo, permitir o stream de um filme em 4K de um smartphone para uma TV e ainda assim conseguir simultaneamente realizar outras tarefas que envolvam pesquisa de ficheiros. Assim, ao nível de desempenho parece que os Smartphone terão muito a ganhar; só não sabemos, pelo menos para já, se os utilizadores vão valorizar muito o armazenamento, dado que o main stream são 16/32 GB de room nos smartphones.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!