You are currently viewing Painel solar integrado em smartphone permite carregar a bateria

Painel solar integrado em smartphone permite carregar a bateria

Foi na Mobile World Congress 2016 (MWC), que terminou na quinta-feira passada em Barcelona, que a empresa francesa Sunpartner Technologies apresentou a ideia. O congresso é dos eventos mais importantes no universo das tecnologias para telemóveis, onde surgiram muitas novidades e as mais recentes inovações.

A empresa desenvolveu um painel solar que é integrado sob a tela do ecrã dos smartphones, que permite captar a luz solar e transformá-la em energia que pode carregar a bateria do telefone.

Os painéis fotovoltaico têm um tamanho reduzido, pois conseguiram minimizar as células solares numa lâmina de 1 a 5 milímetros, e conseguiram produzi-las transparentes, sem que a sua função seja comprometida, ou seja, permitem carregar a bateria de um telemóvel quando colocado à luz solar. Por isso, são ideias para  implementarem pequenos dispositivos móveis.

A Sunpartner Technologies não está sozinha neste projecto. Juntamente com a empresa 3M, está a desenhar uma micro peça transparente sustentável, para obter uma melhor performance ao ligar o painel solar transparente a um chip que converte a energia produzida.

Representa sem dúvida um avanço na tecnologia para telemóveis, mas existe ainda muita pesquisa pela frente e melhoramentos no produto, uma vez que neste momento, esta tecnologia permite apenas um carregamento adicional na bateria que permite falar mais 2 minutos, ouvir música durante 10 minutos e estar conectado à rede 3G durante o mesmo tempo.

É com entusiasmo, que vemos cada vez mais as empresas a preocuparem-se com questões ambientais, aplicando o seu know-how no desenvolvimento de alternativas mais sustentáveis, como é o caso desta.

[Fonte: Labioguia]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!