You are currently viewing As melhores aplicações para podcasts

As melhores aplicações para podcasts

Os esforços das emissoras de rádio, bem como dos produtores independentes, em reavivar os podcasts como formato mídia têm dado resultado. À custa disso, o público tem-se tornado assíduo, e novas pessoas começam a ouvir programas em podcast. A simplicidade tecnológica e prática da questão de ouvir podcasts dos nossos programas favoritos, à hora que queremos e em qualquer dispositivo móvel, contribui para isso.

Para os adeptos dos podcasts, que vão para o trabalho a ouvir o “Rebenta a bolha” ou “Portugalex”, que fazem as lides domésticas a ouvir a “Prova oral” ou outro programa de rádio da sua preferência, apresentamos aqui uma lista das melhores aplicações para podcasts para o seu smartphone:

Overcast (iOS)

Gratuita, mas pode tornar-se um “patrocinador” pagando cerca de 3 euros por 3 meses, para suportar o desenvolvimento da app.

Para quem utiliza iPhone ou iPad e não está muito satisfeito com a aplicação padrão da Apple, aconselhamos que experimente a Overcast. Foi desenvolvida por Marco Arment e é uma excelente aplicação para gerir os seus podcasts e descobrir novos. A aplicação está organizada e recomenda podcasts por tema; tem também um link para o Twitter que lhe permite ver o que as pessoas na sua rede estão a ouvir.

overcast

Apresenta as características normais para este tipo de aplicação, como por exemplo, download para ouvir offline, notificações de novos episódios e criação de listas de reprodução. Dispõe também de uma função chamada Smart Speed, que lhe permite ouvir os programas numa maior velocidade.

Esta aplicação funciona também muito bem para os Apple Watches, uma vez que permite de forma simples, controlar o que está a ouvir no seu pulso.

Pocket Casts (Android e iOS)

Custa cerca de 4 euros para iOS, e 3,5 euros para Android.

A aplicação é uma mais-valia se utiliza mais que uma plataforma. Se ten um iPad e um smartphone Android, esta aplicação irá sincronizar as suas subscrições e preferências entre todos os seus dispositivos.

Ao contrário da aplicação anterior, a Pocket Casts, suporta podcasts em formato de vídeo. Carece de recomendações, mas consegue facilmente pesquisar por si mesmo muitos novos podcasts.

Castro (iOS)

Gratuito, mas pode patrocinar o desenvolvimento da app pagando cerca de 3 euros por 3 meses. 

castro

Além das normais funções, esta aplicação destaca-se principalmente pela sua alta personalização, para os ouvintes mais exigentes. Permite ouvir offline, faz downloads automáticos e permite acelerar a velocidade dos podcasts. A função News Mode elimina automaticamente os episódios mais antigos para lhe salvar espaço de armazenamento.

É necessário pesquisar directamente pelo nome do podcast que se quer ouvir ou ter o URL.

Spotify e Deezer (Android e iOS)

Gratuito. 

Conhecidos pelos serviços de streaming de música, também agora dispõem de catálogos de podcasts.

Na aplicação mobile do Spotify, pode encontrá-los na secção de “Shows”, onde estão também os vídeos de curta duração do Youtube. Basta clicar em “Audio Shows” e aceder aos podcasts, onde pode subscrever programas individualmente e fazer o download para ouvir offline.

Para os podcasts da Deezer basta ir ao ecrã inicial, e gostando de um podcast este é adicionado à secção “My Music” da aplicação.

Estas duas aplicações carecem das funcionalidades espectaculares a que estamos habituados nas aplicações exclusivas para reproduzir podcasts, mas em seu favor joga o facto que, é muito simples aceder aos podcasts na mesma aplicação onde ouvimos música.

A nossa sugestão de um programa de podcast é o World Service da BBC, pode encontrá-lo aqui!

Utiliza alguma destas apps? Alguma outra merece o nosso destaque? Ficamos à espera da sua resposta!

[Fonte: TheGuardian]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!