You are currently viewing Formigas poderiam ajudar a melhorar tráfego da Internet

Formigas poderiam ajudar a melhorar tráfego da Internet

Um estudo, inspirado em formigas, desenvolvido pela CISUC (Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra), que contou com a participação de 2 investigadores, Francisco Baptista Pereira e Jorge Tavares, tinha como objectivo desenvolver um software capaz de recriar e adaptar métodos de optimização capazes de dar resposta a problemas que surgem em situações reais.

Porquê a inspiração em formigas?

Perante os mais diversos obstáculos, as formigas organizam-se de tal forma que encontram sempre o caminho mais curto entre a comida e o seu formigueiro. Estes princípios biológicos dão-nos pistas para desenvolver métodos que consigam ligar vários pontos para alcançar o trajecto mais rápido. – concluem os investigadores

Um exemplo concreto deste cenário é o problema do caixeiro-viajante: um viajante tem de visitar diversas cidades no menor tempo possível, sendo por isso imperativo encontrar o percurso mais curto, considerando diversas variáveis. A situação das formigas encaixa-se no cenário, uma vez que de um ponto A (formigueiro) a B (comida) as formigas passam por vários locais mas voltam sempre pelo caminho mais curto.

Aplicar cenários da nossa natureza à tentativa de resolver várias situações reais do nosso dia-a-dia não é algo novo. Em 1990, o professor e investigador italiano Marco Dorigo, partiu também deste cenário das formigas para resolver essas situações. Basta referir que este professor era um amante de insectos e estudou-os muito bem.

formigas

Internet mais rápida

Problemas como a distribuição de tráfego na Internet também podem ser contemplados com este programa, não sendo esse, para já, o desígnio dos estudos. Queremos com isto dizer que a solução ainda não foi testada na Internet mas, em teoria, espera-se que o resultado seja uma comunicação mais veloz na rede. Uma Internet mais rápida.

Resta então, dar a conhecer ao leitor que esta ideia venceu EuroGP-2012, que é uma conferência de topo mundial na área de Programação Genética, reconhecida como “Best Paper Award”.

Tens conhecimentos de mais investigadores Portugueses, com sucesso, na área da tecnologia? Então partilha connosco…

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!