You are currently viewing Apple CarPlay

Apple CarPlay

A Apple desenvolveu o Carplay a pensar numa solução para os sistemas de multimédia dos carros, que já estão desactualizados quando entretanto conseguimos juntar dinheiro para adquirir uma nova máquina.

O CarPlay não é só um sistema que corre iOS. É uma solução que permite, um pouco como os smartwatches, ter acesso às aplicações do smartphone num sistema de multimédia muito semelhante. Assim que se liga o iPhone ao carro, passamos a ter controlo sobre as algumas funcionalidades do iPhone, seja de chamadas, GPS ou música que temos guardada.

O objectivo é tornar a condução mais segura, de forma a não termos a necessidade de ir a olhar para telemóvel, tendo as mesma funções num ecrã maior e de mais fácil acesso.

apple-carplay-mercedes

Marcas de carros

Um total de 40 marcas de automóveis já estão a vender modelos com conectividade CarPlay: um total de 100 modelos.

Audi, Cadillac, Chevrolet, Ferrari, Ford (requer update SYNC3), GMC, Honda, Hyundai, Kia, Mitsubishi, Porshe Volkswagen.

iPhones que suportam CarPlay?

Para quem tem iPhone5 e modelos mais recentes não terá problemas. Escusado será dizer que utilizadores Android terão de comprar um carro com Android Auto ou senão terão de trocar de smartphone.

Desvantagem em relação ao Android Auto?

Quase não é preciso explicar porquê, mas o grande desvantagem do CarPlay em relação ao Android Auto é mesmo a questão da navegação GPS – através do Google Maps.

Já tem algum destes sistemas no seu automóvel?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!