You are currently viewing E-mail: Faleceu o seu inventor

E-mail: Faleceu o seu inventor

Um dos pioneiros da internet Ray Tomlinson e criador de um serviço que tanto usamos, o e-mail, deixou-nos aos seus 74 anos, vitima de um ataque cardíaco.

Ray era um programador Americano e em 1971 surgiu-lhe a ideia de criar um serviço de mensagens electrónicas, para entrar em contacto com outras pessoas através da rede de computadores. A invenção do serviço de email trouxe também o símbolo @, que nos dias de hoje é um padrão em todos os endereços de correio electrónico.

Este programador enviou o seu primeiro email, pelo menos como o conhecemos hoje, enquanto trabalhava em Boston, como engenheiro numa empresa de investigação, chamada Bolt, Beranek and Newman. Esta empresa teve um papel determinante na criação da primeira fase da internet, denominada de Arpanet.

Ray Tomlinson

Quando questionada mais tarde sobre qual a sua primeira mensagem electronica, Ray disse que não se poderia lembrar, pois tinha sido uma mensagem que não fica facilmente na memória.

O trabalho de Tomlinson foi homenageado apenas em 2012, quando este foi colocado no Internet Hall of Fame.

[Fonte: BBC]

Estará também o serviço de e-mail a morrer aos poucos? Nós pensamos que sim e você?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!