You are currently viewing Amputados – Será possível voltar a sentir?

Amputados – Será possível voltar a sentir?

Dado ao titulo deste artigo, certamente a primeira ideia que surge é o que terão amputados e tecnologia em comum? Talvez a pergunta deveria ser, o que a tecnologia pode fazer por um amputado? Hoje em dia são tantos projectos, tantos investigadores e cientistas a tentarem trazer de volta à normalidade a vida de pessoas que nasceram ou outrora perderam algum dos seus membros. Um dedo biónico foi uma das soluções pensadas.

Dedo Biónico

Um amputado, de seu nome Sorensen, foi o primeiro amputado a sentir uma textura através de um dedo biónico, informação essa enviada para um dispositivo que está implantado nos nervos do seu ante-braço. Foram os cientistas da EPFL (Swiss Federal Institute of Technology) e a SSSA (Sant’Anna School of Advanced Studies) que anunciaram que Sorensen passou com sucesso neste sofisticado sistema.

O dedo biónico encontrava-se numa máquina que realizava movimentos sobre diferentes texturas. Com o dispositivo ligado ao ante-braço, a informação da textura era enviada através de electrodos, que ao chegar ao ante-braço de Sorensen, lhe davam a sensação da textura, tudo porque os nervos recebiam também a informação do que chegava ao ante-braço.

Poderá acompanhar o processo e uma explicação mais detalhada e cientifica no seguinte video:

Fonte: [Reuters]

E tu? O que achas que a tecnologia poderá fazer mais pela nossa saúde?

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!