You are currently viewing Step-up, a cadeira de rodas que sobe degraus

Step-up, a cadeira de rodas que sobe degraus

Ao conviver com os sogros, que têm uma deficiência motora, o músico israelita Ilan Aviv teve uma ideia para melhorar a sua qualidade de vida e a de outras pessoas com os mesmos problemas: uma cadeira de rodas inovadora que consegue subir passeios e até escadas, chama-se Step-up e está a ser desenvolvida pela empresa ZAE.

Step-up-cadeira-de-rodas-470x313

O sistema utilizado na Step-up resume-se como um par de arcos que se coloca na cadeira de rodas eléctrica sem aumentar a sua largura, peso ou capacidade de virar. Quando o utilizador se depara com uma escada ou passeio, os arcos estendem-se para o degrau juntamente com as rodas frontais ficando as rodas traseiras paradas, havendo uma suspensão da cadeira no ar. De seguida, os arcos da roda traseira puxam a cadeira de rodas para a frente (ainda suspensa no ar) e quando ultrapassado o obstáculo, tanto os arcos como a cadeira de rodas, voltam à posição normal.

Além do seu fácil manuseamento, esta cadeira de rodas inclui um sensor que permite subir ou descer de obstáculos com até 20 cm, contrariamente às outras cadeiras de rodas que requerem manuseamento manual. Para além disto, o aparelho ainda permite entrar sem ajuda no autocarro.

A mesma empresa já tem várias soluções de cadeiras de rodas, nomeadamente uma “low cost”, leve e desenhada especialmente para crianças, que suporta um máximo de 40 kg.

cadeira-de-rodas-elétrica-step-up-470x313

Subir escadas será a maior dificuldade para quem tem que usar uma cadeira de rodas. Para enfrentar este problema, para além da ZAE, existem mais pessoas a tentar encontrar soluções. Uma equipa de estudantes do Swiss Federal Institute of Technology e da Zurich University of the Arts desenvolveu uma cadeira de rodas que consegue subir e descer escadas sem a ajuda de ninguém, deram-lhe o nome de Scalevo.

Scalevo-cadeira-de-rodas-escadaria-470x311

Outra dificuldade com que muitos utilizadores de cadeiras de rodas se deparam é a deslocação de distâncias mais longas. Os transportes públicos nem sempre se encontram perto de casa e por vezes também é difícil a sua utilização para quem tem falta de mobilidade. Para solucionar este problema, têm surgido vários veículos adaptados. É o caso do Kenguru, um carro elétrico em que o condutor entra no veículo sem deixar a cadeira.

carro-elétrico-para-utilizadores-de-cadeira-de-rodas-470x327

Veja o vídeo de demonstração do Step-up

[Fonte: Público P3, Green Savers  via NOCTULA Channel]

assinatura NOCTULA Channel

Este artigo foi escrito por Sofia Marques Correia do nosso parceiro NOCTULA Channel, um portal que não é projectado por cientistas nem activistas, é criado por pessoas comuns que acreditam que a partilha de conhecimento pode mudar o mundo. Não deixem de visitar o NOCTULA Channel!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!