You are currently viewing Sublime Text: Programe remotamente via SSH

Sublime Text: Programe remotamente via SSH

Muitas das vezes um programador está a utilizar o seu computador para desenvolver código, mas a aplicação e o seu respectivo código fonte estão alojados num servidor na rede. A solução mais simples é programar no computador e ir fazendo upload dos ficheiros para o servidor, mas isso é bastante trabalhoso. Hoje vamos apresentar uma solução para este problema, pelo menos para os utilizadores que usam o Sublime Text 2 ou 3 e queiram comunicar com o servidor via SSH.

Para resolver o problema de muitos dos nossos leitores, vamos apresentar um tutorial, no qual usamos o Sublime Text 3, o pacote SFTP e uma máquina virtual com um servidor web onde temos os nossos ficheiros a editar.

Caso o leitor não tenha instalado o editor de texto aconselhamos que o faça, bastando para isso visitar a página oficial.

Depois de instalado o editor de texto é necessário instalar o gestor de pacotes Package Control, visto que é dentro do mesmo que encontramos o SFTP. Para instalar o Package Control visite a página oficial aqui, copie o comando de instalação e de seguida corra o comando na consola do Sublime Text.

Package Control

Para aceder à consola do Sublime Text deve ir ao menu View e escolher a opção Show Console. De seguida cole o comando de instalação que copiou da página do Package Control e pressione em Enter. Nota: Escolha o comando de instalação consoante a versão do seu Sublime Text! No final deste passo estará preparado para a instalação do pacote do SFTP.

Instalação do SFTP no Sublime Text

Agora está na hora de procedermos à instalação do SFTP no nosso editor de texto, pois este plugin, se assim o podemos chamar, vai fazer toda a “magia” para que possamos programar remotamente através do computador. Para instalar este plugin é necessário entrar no Package Control, usando o atalho de teclado ctrl+shift+p e escolher a opção Install Package. Escreva o nome do pacote a instalar, que neste caso é o SFTP e escolha para instalação.

Configuração do SFTP

Depois de instalado o plugin é necessário fazer a sua configuração, para que seja possível fazer a comunicação com o nosso servidor remoto, aquele onde temos o código a editar. No exemplo que vamos apresentar usámos um servidor de páginas web localizado na rede local com o IP 192.168.1.67 e que tem o protocolo SSH instalado, pois possibilita a comunicação segura entre o computador e o servidor.

Inicialmente crie uma pasta para colocar os ficheiros que pertencem ao projecto que está alojados no servidor. Para isso entre no menu File e de seguida escolha Open folder e crie uma nova pasta (no nosso exemplo criámos a pasta Projecto).

O próximo passo é mapear esta pasta que criámos no passo anterior para o local remoto, onde temos o nosso projecto. Para isso clique em cima do nome da pasta com o botão direito do rato, escolha a opção SFTP/FTP e de seguida Map to Remote… e abrir-se-à o ficheiro de configuração.

SFTP map to remote

Como foi referido irá abrir-se um ficheiro de configuração onde vamos ter de inserir todos os dados relativos à conexão ao servidor remoto e a pasta ao qual vamos aceder.

SFTP config file

Como se vê na imagem em cima, alterámos o host, user password, port e remote_path, com os dados relativos à nossa conexão. Foi também alterado o parâmetro upload_on_save de false para true, pois pretendemos que cada vez que gravemos o nosso ficheiro ele seja enviado para o servidor.

 Pode alterar as configurações de sincronização se assim o pretender. Pode encontrar os parâmetros a alterar aqui. No final de todas as configurações estarem feitas grave o ficheiro e feche. Para testar a ligação, clique de novo na pasta e entre no menu do SFTP e de seguida clique em Download Folder.

2016-04-01 18_24_51-Greenshot

NOTA: Tenha em conta que a pasta onde está o seu projecto tem de ter as permissões certas para que seja possível escrever nela, caso contrário em vez de ter uma mensagem de sucesso quando gravar um ficheiro, vai ter uma de erro!

Achou este artigo útil? Qual o editor que usa? O que gostaria de aqui ver abordado?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!