You are currently viewing Guelras artificiais vão permitir respirar debaixo de água

Guelras artificiais vão permitir respirar debaixo de água

Uma startup Sueca, sediada em Estocolmo, encontra-se a desenvolver um dispositivo que permitirá aos humanos respirar debaixo de água. Este mesmo aparelho pretende simular guelras artificiais! Onde é que o leitor já viu esta tecnologia? Só em filmes certo? Talvez na saga Star Wars ou no 007, recorda-se? Agora esqueça essa ideia e veja como é possível concretizá-la. Mais uma vez, os filmes à frente da realidade.

Triton

O Triton terá 29 cm, uma bateria que poderá durar 45 minutos e atingir cinco metros de profundidade. O segredo deste aparelho é uma fibra microporosa que é a responsável por capturar o oxigénio na água, tal como os peixes fazem!

 

Este projecto foi colocado na plataforma “crowdfunding” e pretende arrecadar cerca de 50 mil dólares. Até agora, o entusiasmo em redor desta ideia foi tanto, que já se conseguiram 830 mil dólares!

A ideia foi projectada em filmes como a saga Star Wars e 007. Ficam algumas dúvidas, será mesmo possível o concretizar desta ideia? Já não é a primeira vez que o mundo do cinema apresenta tecnologias que nos parecem, à primeira vista, impossíveis de concretizar mas, futuramente elas realizam-se! Este seria apenas mais um exemplo, recordando que os tablets surgiram primeiro nos filmes e só depois se concretizou a ideia final!

thunderball

De qualquer das formas, a empresa angariou muito dinheiro e, a pesquisa e implementação do aparelho pode ser ajudada com esse factor! A ciência ao serviço da Humanidade! Porquê? Hoje em dia para se mergulhar é necessário utilizar aparelhos pesados e difíceis de utilizar mas, o Triton é simples pois basta apenas trincar o dispositivo e respirar. Não são necessárias aulas, nem aprender como usar o equipamento, não é necessário aprender a arranjar o equipamento em caso de avaria!

triton2

[Fonte: Sapo]

E o leitor? O que pensa desta tecnologia? Traz utilidade ao dia-a-dia ou nem por isso?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!