You are currently viewing Routers ASUS substituem os routers dos operadores

Routers ASUS substituem os routers dos operadores

Tem um serviço de fibra óptica instalado em sua casa e está insatisfeito com as limitações do router fornecido pelo seu operador? Pois bem a ASUS disponibilizou uma actualização para os seus routers, para que possam substituir os routers convencionais fornecidos pelas operadoras de telecomunicações, oferecendo algumas funcionalidades extra.

 Nos últimos anos, as velocidades de acesso à internet por fibra tem vindo a aumentar substancialmente, no entanto, o desempenho e funcionalidades dos routers fornecidos com o acesso têm-se mantido com poucas ou nenhumas alterações. A ASUS tem no mercado nacional uma vasta gama de routers Ethernet que permitem não só aumentar substancialmente o desempenho e cobertura das redes sem fios, como também acrescentam um conjunto significativo de funcionalidades.

Foi apresentada no dia de ontem uma actualização para modelos específicos de routers que têm as configurações padrão para as ligações de fibra óptica dos principais operadores de telecomunicações nacionais, simplificando assim o processo de substituição do router do operador por um router ASUS, na função de gestão de ligação de rede e ponto de acesso sem fios.

Foi criada uma página específica onde podem ser encontradas as actualizações e tutoriais passo-a-passo de como proceder à actualização do firmware e sua posterior configuração do acesso de ligação à internet. Existem também esquemas demonstrativos do esquema de montagem, caso queira manter o router do seu operador de telecomunicações para assegurar o serviço telefónico e caixas de televisão.

A mudança de router será bastante fácil!

Para simplificar este processo de mudança a ASUS começou por criar aquele que é reconhecido internacionalmente como o melhor e mais simples interface do mundo para gestão de routers, o ASUSWRT. O ASUSWRT é ao mesmo tempo poderoso e fácil, mesmo para quem nunca configurou um router. Com este interface web é possível configurar um acesso à internet em apenas 30 segundos e em apenas 3 passos, num interface web com base em ícones intuitivos.
A visão geral do interface do ASUSWRT apresenta-nos um mapa de toda a rede de uma forma amigável e intuitiva, que nos permite rapidamente detectar e solucionar qualquer problema.
Inclusivamente tarefas tipicamente complexas como a análise do tráfego de rede, gestão de portas e servidores, firewall, ou até mesmo a priorização de serviços (QoS), são configuráveis de uma forma muito simples e visual com ícones e gráficos explicativos.

Funcionalidades adicionais

  • Controlo Parental – definindo que tipo de conteúdos determinados dispositivos ligados na rede podem aceder ou não.
  • Serviço de Cliente de VPN directamente gerido pelo router, compatível com a grande maioria dos serviços empresariais seguros.
  • Compatível com serviço WTFast (VPN para jogadores) que aumenta o desempenho dos jogos on-line, compatível tanto em PCs como em consolas.
  • Criação de redes para convidados completamente isolada das restantes redes.
  • Conjugar dois acessos diferentes no mesmo router para aumentar o desempenho.
  • Conectar uma Pen USB 3G/4G e partilhar o seu acesso com todos os equipamentos na rede.
  • Partilha de ficheiros (incluindo streaming de musica e vídeo) e sistema de backups para PC/Mac (em armazenamento externo USB conectado ao router).
  • Partilha avançada de impressoras USB.
  • Download Master – para download de conteúdos directamente para armazenamento USB do router sem ter de manter o PC ligado.

Quantos modelos de routers ASUS  para fibra existem no mercado nacional?

Neste momento existem 12 modelos de routers com ASUSWRT com configurações para os principais operadores nacionais de fibra, com preços a partir dos 44,9 €.

Saiba mais sobre os Routers ASUS aqui!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!