You are currently viewing Investigador da UC recebe o mais importante Prémio Europeu

Investigador da UC recebe o mais importante Prémio Europeu

O investigador da Universidade de Coimbra, com o nome de Penousal Machado, foi distinguido com o prémio europeu mais importante na área da Computação Evolucionária. Este prémio reconhece a qualidade de trabalho cientifico da Universidade de Coimbra. o EvoStar Award for Outstanding Contribution to Evolutionary Computation in Europe 2016, atribuído pela EvoStar, a Conferência Científica líder na Europa neste campo da ciência.

Num passado recente já escrevemos um artigo onde a inspiração na natureza leva a produzir trabalhos e pesquisas cientificas exelentes. Se o leitor não se recorda do que estamos a falar, uma inspiração nas formigas levou a que um investigador de Coimbra percebesse que as formigas podiam ajudar a melhorar o tráfego da Internet. Pode ler o artigo aqui. Neste artigo, verá como formigas voltam a inspirar um trabalho!

O trabalho

O trabalho de Penousal Machado e do seu grupo de investigação distinguiu-se pela aplicação de técnicas de computação evolucionária, e outras inspiradas na natureza, aos domínios da arte, música e design computacional!

Em vez de tentarmos desenvolver algoritmos que geram obras, criamos algoritmos que evoluem obras. Ao longo do tempo a evolução natural deu origem a um grande conjunto de espécies adaptadas ao meio ambiente em que vivem. Analogamente, os nossos algoritmos evoluem artefactos que se adequam às preferências estéticas dos utilizadores – Penousal Machado

Como óbvio, é um trabalho com níveis de Criatividade Computacional altíssimo. Segundo o investigador, o objectivo não é substituir humanos, mas sim oferecer novos mecanismos de expressão para complementar a criatividade humana.

formigas

Apesar de ser um prémio individual, este distingue claramente todo o trabalho do grupo! É sempre importante dar o reconhecimento a toda a gente que realizou a investigação, sendo Penousal o principal investigador do grupo!

A Computação Evolucionária pertence ao domínio da Inteligência Computacional, procurando transformar os princípios da teoria da Evolução das Espécies, de Darwin, em algoritmos, por forma a resolver problemas de elevada complexidade!

[Fonte: UC]

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!