You are currently viewing Realidade Aumentada no seu pára-brisas

Realidade Aumentada no seu pára-brisas

A Continental está a estudar uma forma de implementar a Realidade Aumentada (RA) no seu pára-brisas! Pretende dar informação de navegação e segurança através do vidro. Imagine agora, o conceito de conduzir, totalmente diferente. Será isto algo bom ou mau?

img1

Continental RA

No futuro e, se este projeto da Continental for levado até ao fim, o leitor poderá estar a conduzir e, no seu pára-brisas receber informação sobre a que velocidade se encontra a circular, a que distância vai do veículo da frente, saber se essa distância é uma distância segura, obter informação sobre mapas, entre outras. O mundo que a Continental pretende explorar não tem fim e, a informação que eles pretendem trazer aos condutores também não!

É claro que lançar esta tecnologia trará desafios enormes e, uma delas pretende-se com o facto de que é necessário manter uma localização GPS extremamente apurada para que se possa dar o feedback de acordo com o que o condutor se encontra a fazer. Isto porque, por exemplo, para dar informação que o utilizador se encontra a X metros do separador da estrada necessita de uma localização exacta de onde o carro se encontra! Mas, com tanta inovação, não poderá ser perigoso ter informação no pára-brisas?

No mundo em que vivemos, as mais recentes tecnologias têm sido extremamente perigosas para os condutores! Desde telemóveis, tablets e outros, facilmente o condutor se distrai e tem acidentes. É claro que o objectivo desta tecnologia não é distrair o utilizador mas, é algo que de facto poderá acontecer. Contudo, esta não deverá ser pensada de forma a ser um problema mas sim uma solução e, uma vez que esta tecnologia se encontra em grande expansão, quem sabe se não será uma óptima experiência para os condutores!

Augmented Reality
Augmented Reality

É mais um exemplo de tecnologia que deixa de ser só uma ideia de filmes e passará a ser uma realidade!

Continental Head Up

Gosta da ideia da Continental? O que acha de ter informações no pára-brisas do seu carro?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!