You are currently viewing Facebook lança nova plataforma de IA para suporte de bots no Messenger

Facebook lança nova plataforma de IA para suporte de bots no Messenger

O Facebook apresentou hoje no seu evento para programadores (F8 Developer Conference), que está a realizar-se em São Francisco e pode ser acompanhada aqui, a introdução de uma nova plataforma de inteligência artificial, para dar suporte a bots na aplicação do Facebook Messenger.

Segundo o Facebook a introdução destes bots irão eliminar a necessidade de abrir outras aplicações para comprar alguma coisa por exemplo. Para materializar esta ideia, a empresa demonstrou, usando a aplicação 1-800-Flowers, o quão fácil é fazer uma encomenda utilizando apenas a aplicação Messenger, em vez de usar a aplicação móvel ou mesmo a versão web. O pagamento através da aplicação é feito através das informações de cartão fornecidas no seu perfíl de utilizador do Facebook, facilitando assim a transação, pois não tem de introduzir qualquer número de cartão aquando da compra.

Na demonstração a equipa do Facebook mostrou também o uso do bot da CNN, bot este que apresenta resumos de notícias e que poderá ser personalizado com o passar do tempo.

Estamos excitados por apresentar bots na plataforma do Facebook Messenger. Os bots podem oferecer o que nós quisermos de uma forma automática, desde informações do estado do tempo, actualizações  de trânsito, informações sobre recibos, envios de encomendas e um contacto directo com as pessoas que estão à espera dessas encomendas.

Com este anúncio o Facebook acredita que a chegada dos bots vai aumentar o intersee das empresas, tendo a própria Microsoft já ter lançado o seu.A Kik, rival do Facebook, criou recentemente a sua loja de bots na semana passada.

[Fonte: Facebook F8 Developers Conference via iMore]

O que acha desta ideia de ter bots no Messenger?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!