You are currently viewing Pesquisa descobriu o “monstro de Loch Ness”

Pesquisa descobriu o “monstro de Loch Ness”

Uma nova pesquisa realizada descobriu mais ou menos o monstro de Loch Ness. Foi encontrada a imitação de 9 metros do monstro utilizada no filme de 1970, “A vida íntima de Sherlock Holmes”. Este, pode não ser o monstro que se pretende localizar no lago mas, é uma óptima notícia! Há 46 anos que a imitação afundou e mesmo com 7 inquéritos, esta nunca tinha sido encontrada! Graças à tecnologia, foi encontrada e, irá iniciar-se a maior pesquisa no lago Ness, com recurso a sub-marinos de última geração.

scan
Esquerda – Imitação utilizada no filme | Direita – Descoberta da imitação nas profundezas do lago

Operação Ground Truth

Desde que a imitação afundou, foram muitas as tentativas de a encontrar falhadas. Numa dessas pesquisas, a busca da BBC patrocinada em 2003, usou 600 vigas de sonar e de localização por satélite e nunca conseguiram reaver a imitação! Desta vez, uma empresa norueguesa Kongsberg Maritime, financiada pelo Projeto Ness Loch e VisitScotland, iniciam esta operação. Com recurso a tecnologia que nunca antes foi usada em pesquisas em lagos, espera-se finalmente encontrar respostas neste lago que se demonstra muito difícil de estudar. Utilizando um submarino autónomo com nome Munin, a empresa pretende mapear todo o lago e, não querem deixar 1 centímetro que seja de fora desse mapeamento, desde o topo até à profundidade total do lago. Este veículo é equipado com sonar e camaras, usado geralmente em busca de aeronaves abatidas.

munin
Sub-marino Munin, tecnologia a ser usada para explorar o lago

Com esta operação pretende-se saber mais sobre o lago Ness já que é tão desconhecido.

Esperamos descobrir novas informações do Loch Ness durante esta pesquisa. O Munin é o mais avançado AUV no mercado e, é o primeiro dos AUVs da próxima geração de Kongsberg Maritime – disse o Kongsberg Maritime Craig Wallace

A procura pelo monstro, ou mais precisamente Nessie, é também um dos objetivos. Este que parece pertencer a uma família de plesiossauros, acredita-se que permanece escondido nas profundezas. Muitos duvidam da sua existência mas, o que é certo é que aparece em várias fotos de moradores locais, desde 1934 que existem essas provas que nunca foram comprovadas a 100% quer pelas pessoas ou pela ciência!

Nessi_1934
Foto de 1934, tirada por um morador local ao lago de Ness

Será desta que encontramos Nessie?

Ninguém sabe a resposta a esta questão, veremos se com esta tecnologia seremos capazes de obter respostas mas, uma coisa é certa. Nessie joga muito bem às escondidas!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!