You are currently viewing Porquê que o Snapchat é tão popular entre o público jovem?

Porquê que o Snapchat é tão popular entre o público jovem?

A aplicação Snapchat é mais popular que nunca! A aplicação conta com mais de 700 milhões utilizadores em todo o mundo, e segundo a BBC, mais de 60% dos jovens americanos entre os 13 e os 34 anos usam Snapchat.

Inicialmente, quando criado pelo americano Evan Spiegel com apenas 11 anos, trouxe algum cepticismo entre os pais das crianças e adolescentes. Mas numa entrevista à BBC em 2013, o criador do Snapchat disse que apesar da controvérsia, o seu produto iria ser popular no futuro. E assim tem sido.

Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 100 milhões de pessoas usam a aplicação diariamente e 86% delas têm menos de 35 anos. Os candidatos presidenciais também aderiram.

Mas quais serão as razões do sucesso entre os jovens, além de ser gratuito?

Efemeridade

Ao contrário do facebook ou instagram, que armazenam fotografias e vídeos desde a data em que o utilizador se registou, o Snapchat apaga os conteúdos a cada 24 horas. Como nenhum conteúdo prevalece mais de um dia, oferece uma certa liberdade aos utilizadores e permite histórias e comentários mais naturais e genuínos.

Quando um utilizador envia um snap a outro utilizador, a fotografia ou vídeo só pode ser vista duas vezes. E se quem recebe se esquece de ver, a mensagem só permanecerá na “aplicação” durante um mês. Empresas e pessoas da esfera pública têm assim a oportunidade de interagir de uma forma desafiante com o público em geral, mas com o reverso da moeda que sendo tão efémero tem que captar rapidamente a atenção do mesmo.

Privacidade

Para fazer um registo na aplicação, basta um número de telefone e um apelido, e a única maneira de se encontrar um utilizador é conhecendo esse apelido.

Com o tempo parece que os jovens se têm virado para este tipo de comunicação, uma vez que preferem comunicar com os amigos mais próximos do que partilhar uma história no mural do facebook para toda a gente.

Não é uma rede social

Quem utiliza a aplicação não tem que interagir com outras pessoas ou criar conteúdo próprio.

“Não somos uma rede social. Temos uma colaboração com alguns meios de comunicação para criar um formato que priorize contar histórias”, partilhou o Snapchat num comunicado oficial. E segundo dados oficiais do Snapchat, são visualizados diariamente 8 bilhões de vídeos.

[Fonte: Tecnologia IG, BBC, Snapchat]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!