You are currently viewing 5 formas onde a tecnologia ajuda o ambiente

5 formas onde a tecnologia ajuda o ambiente

Hoje, dia 22 de Abril, para quem não sabe, marca-se o dia da Terra. Este dia, criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, tem como finalidade criar uma consciência comum aos problemas de contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. Este dia, até à bem pouco tempo não era reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) mas, depois de perceberem a importância da data, em 2009, instituiu-se o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado todos os anos, a 22 de Abril.

Chega de história e focando o que interessa. O leitor está interessado em ver o que a tecnologia fez? Então ficam aqui 5 formas onde a tecnologia entra e ajuda a preservação do nosso ambiente.

Digitalização

Na nossa opinião, esta é a maior das vantagens de sempre da tecnologia em relação ao meio ambiente. Pense o leitor em tudo que hoje em dia era digital e antigamente era em papel: Livros, filmes, “phone books”, fotos, cartas, mapas, enciclopédias,  entre centenas de outros exemplos. Hoje em dia todos eles, estão à distância de um click. Não precisa de sair de casa e, acima de tudo não precisa de toneladas de papel para registar nada.

ebook

Consolidação

A construção e utilização de qualquer produto/dispositivo deixa uma pegada ambiental negativa. Para se construir qualquer coisa, é necessário tirar do ambiente e, ter um telemóvel para chamadas, um mp3 para ouvir música, um computador para enviar mails, uma camara para tirar fotos, outra para gravar videos. Já viu a carrada de coisas que precisa de ter? Consolidar tudo num dispositivo só, em um smartphone por exemplo e poder realizar todas as tarefas num dispositivo só, poupa muito em material e entre outras coisas.

smartphone

Revender/Reutilizar

Aborrecido com alguma coisa e não sabe o que lhe fazer? Então, em vez de deitar ao lixo ou para o chão, porque não revender? Sites online de venda e compra como o ebay, por exemplo, ajudaram em muito a reduzir o lixo a nível global. O que uma pessoa não precisa, outra pode precisar e, em vez do produto ir para o lixo, pode ser reutilizado, por vezes até mais barato e, são três as partes que ficam satisfeitas, o vendedor, o comprador e, o ambiente!

New ebay sign 2013

Partilha Comunitária

Outra das grandes coisas que a tecnologia permite fazer em uma escala muito grande, é a partilha comunitária. Conhecer os seus vizinhos, compartilhar itens entre eles em escalas locais, nacionais ou globais. Por exemplo, serviços como a Zipcar, onde pessoas marcam reuniões on-line para emprestar carros dentro da cidade por horas ou dias. Outro exemplo, quando a Netflix surgiu com o objetivo de distribuir DVDs em vez de comprar. A Borrow Lenses que permite a fotógrafos e cineastas alugar camaras fotográficas ou de video e equipamentos audio em vez de os comprar. Tudo isto são ajudas ao ambiente.

zipcar

Personalização

Uma das formas de preservar o ambiente foi a personalização. Personalizar coisas que queremos comprar ou vender e, como isto temos o grande exemplo das impressoras em 3D. Utilizando apenas os materiais necessários, garante que não existem desperdícios. Não só em termos de fabrico se tornam muito importantes mas, se pensarmos nos exemplos de conserto de certas peças, em vez de comprar algo novo, é só projectar, imprimir e compor. Este último exemplo, senão fez sentido, vamos pensar que o leitor precisa de parafusos para compor algo. Terá de se deslocar a uma loja, comprar, voltar. Tudo isto envolve gastos, poluição. Projetar o parafuso (utilizando apenas recursos necessários), imprimir e usar é muito mais simples e, envolve uma poupança no meio ambiente.

3d

Ficou convencido de que a tecnologia não veio só para atrapalhar a vida das pessoas, como muitas pessoas dizem? Existem muito mais coisas que a tecnologia pode fazer pelo ambiente e, tudo isso começa por uma entidade, por si leitor e por nós todos.

Preserve o ambiente, sem ele a tecnologia não é ninguém!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!