You are currently viewing 10 dicas para melhorar o sinal da rede wireless

10 dicas para melhorar o sinal da rede wireless

Acha que a sua rede wireless tem estado lenta? Certamente, já verificou mil e uma coisas no router, já ligou talvez para a operadora a reclamar depois de fazer um speed teste, etc. Mas nós aconselhamos também estas pequenas coisas que provavelmente nem lhe passaram pela cabeça:

O router está numa má localização 

O local onde colocamos o router pode atrapalhar bastante o sinal da Internet. Verifique se o router está numa localização central em relação aos dispositivos que se conectam com ele. É importante que não esteja muito perto de obstáculos que podem interferir no serviço da Internet.

wifieqplacement

Bluetooth interfere com o wireless

Usar dispositivos bluetooth no espaço onde o router está, pode interferir no sinal da Internet. Os fabricantes têm vindo a desenvolver técnicas específicas para diminuir este problema, mas essa interferência ainda existe, principalmente se o ainda utiliza um telemóvel antigo, pois esse nem sequer estará actualizado com esta nova tecnologia.

 

Usar as antenas na altura mínima

Já pensou, se o router tem antenas, elas deverão servir para alguma coisa! Quanto mais altas estiverem as antenas, melhor será o sinal da rede wireless.

Não apanha bem o sinal? Venha para mais perto do router!

Muitas das vezes nem nos apercebemos de quão longe estamos do router e exigimos uma boa velocidade de Internet. Experimente aproximar-se do aparelho, e talvez a velocidade volte ao normal.

 

Usar electrodomésticos em rede sem filtro 

Os microondas, batedeiras, secadores de cabelo e similares, podem interferir na rede Wireless, caso a sua rede eléctrica não tenha filtros. Porque nesse caso, os aparelhos eléctricos ligados à rede podem influenciar a electricidade que chega ao router.

Usar antenas fracas

Além dos problemas habituais, a sua rede wireless pode estar ligada a uma antena fraca, o que faz com que fique ainda mais lenta. Mas lembre-se que nem sempre ter muitas antenas ligadas ao router significa que o sinal tenha melhor propagação. Portanto, se acha que o problema é mesmo na qualidade da antena, opte por comprar uma com maior potência.

antenas

Usar firmware antigo

Se o seu router já é antigo é normal que o firmware também seja, e quando assim é, pode prejudicar a sua rede wireless. Os mais actuais têm melhorias no desempenho e reparação de bugs, por isso é sempre bom manter o firmaware actualizados. A actualização é um processo técnico que não deve ser efectuado por quem não tem conhecimentos para tal, pois pode inutilizar o router.

Não colocar senha na rede 

Espera-se que já ninguém faça isto, ou seja, que utilize a rede sem uma password. Caso não coloque password, é óbvio que outros utilizadores irão fazer uso dela e baixar o rendimento da sua rede.

 

Usar os mesmos canais dos vizinhos

Os routers dos seus vizinhos (se vive em prédios e casas geminadas) podem atrapalhar a sua rede. Isto acontece principalmente se o sinal estiver a ser emitido em canais idênticos. Cada equipamento vem, em média, com 16 canais disponíveis, e pode acontecer que configure o seu router no mesmo canal que o do seu vizinho. Aí, geram-se interferências.

Janelas, portas e vidros

Ao pensar na localização do router, é importante ter em consideração que paredes, janelas e portas podem prejudicar a qualidade da rede. O vidro é um material que prejudica o funcionamento da rede, por isso procure não transpor o sinal por vidraças e portas de vidro. Além disso, portas e paredes muito grossas também interferem na rede wireless.

[Fonte: TechTudo, ImProgrammer]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!