You are currently viewing 10 dicas para tornar o seu perfil no Linkedin mais atraente para os recrutadores

10 dicas para tornar o seu perfil no Linkedin mais atraente para os recrutadores

O Linkedin é actualmente a plataforma mais importante do mundo profissional, essencial para o trabalho de recrutamento e selecção de profissionais, contando com mais de 2 milhões de utilizadores em Portugal. Existem empresas que só contratam através do Linkedin.

Se é utilizador da plataforma e está farto que o seu perfil passe despercebido, siga as nossas dicas e veja como eliminar os erros mais comuns, deixando o seu perfil no Linkedin muito mais atractivo e saltar à vista dos recrutadores.

Aqui vão algumas dicas:

Dica nº 1 – Tem que definir concretamente qual é a sua profissão. Vai facilitar as buscas de possíveis recrutadores e seja ‘straight-forward’. Se ainda é estudante, não há pressa nenhuma em dizer que é outra coisa qualquer, pois muitas vezes as empresas buscam mesmo alguém que ainda está na fase de estudos e aprendizagem teórica.

Dica nº 2 – Coloque fotografia no seu perfil. Os perfis com fotografia são 14x mais vistos. Não necessita ser obrigatoriamente formal, dependerá do seu meio de trabalho (se é formal ou não) e da sua personalidade.

Dica nº 3 – Opte por ter perfis em mais que uma língua. O Linkedin oferece a possibilidade de traduzir o seu perfil em várias línguas, dentro da mesma conta.

Dica nº4 – Personalize o seu endereço URL e apareça nos motores de busca da Google. Ao personalizar o link com o seu nome profissional, ganha uma assinatura mais concisa e conseguem chegar a si mais facilmente.

Dica nº 5 – Se colocar fotografias de fundo, estas devem ser profissionais. Lembre-se que o Linkedin não é o Facebook.

Dica nº 6 – Escreva uma descrição atractiva. Imagine que está numa entrevista de trabalho e o recrutador lhe faz a questão mais conhecida: fale-me de si!

Dica nº 7 – Faça uso da ferramenta de visualização pública ou anónima. No Linkedin, é possível optar por visitar um perfil sem que se saiba que o visitou, ou seja, anonimamente. Se tem uma entrevista marcada para um determinado emprego, aí é inteligente, deixar que as pessoas vejam que já visitou o perfil da empresa, e outros perfis envolvidos.

Dica nº 8 – Preencha outros campos que lhe parecem menos significativos. No momento de recrutar, os recrutadores observam muitos parâmetros. Por isso, é bom saber o que faz nos seus tempos livres, se faz voluntariado, etc.

Dica nº 9 – Jogue com a possibilidade de ‘postar’ artigos e outras coisas a seu favor! Se for autor de conteúdos com qualidade e interesse para a sua carreira, eles podem ser uma porta aberta para mais conexões, e melhores.

Dica nº 10 – Interaja com as suas conexões, como por exemplo, felicitar pelo novo emprego.

Gostou? Partilhe mais dicas e conselhos!

[Fonte: LinkedinPortugal, Exame]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!