You are currently viewing O primeiro programador do mundo ou, a primeira?

O primeiro programador do mundo ou, a primeira?

Sabemos tanto sobre programação mas tão pouco sobre a história da mesma. Afinal de contas, quem foi o primeiro programador do mundo? Ou será programadora? É que, o primeiro programa realmente a ser reconhecido como tal, foi criado por uma mulher. Espantado? Então navegue connosco e saiba mais!

Ada Lovelace

De seu nome Ada Lovelace ou, Ada Augusta King, Condessa de Lovelace, foi a criadora do primeiro programa de todos. São raras as mulheres na área de informática, ainda mais a programar mas foi delas que surge o primeiro código que criaria o primeiro programa que, foi escrito para ser utilizado na máquina analítica de Charles Babbage. Essa máquina é considerada o ponto de partida dos computadores electrónicos. Ora, isto tem lugar no ano de 1833, quando a máquina foi apresentada pela Universidade de Cambridge.

O algoritmo de Ada calculava a sequência de Bernoulli, conhecida também como a Lei dos Grandes Números. Este teorema é muito estudado na teoria dos jogos.

Em 1953, a máquina de Babbage foi redescoberta e o algoritmo que Ada propôs foi implementado. Os dois entraram para a História como o primeiro computador e software, respectivamente.

maquina analitica
Máquina analítica de Charles Babbage

O tear de Jacquard

Por outro lado, um pouco mais cedo na história (ano de 1804), há quem diga que foi Joseph-Marie Jacquard, o primeiro programador de todos. Isto porque lhe foi confiada a tarefa de alimentar os teares com novelos e linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam a ser fiados. Como era uma tarefa realmente aborrecida, percebeu que esta seguia uma certa lógica e inventou um processo de cartões perfurados. De seguida, construiu um tear mecânico que lesse esses cartões e assim resultou a primeira máquina programada.

tear mecanico
O tear mecânico de Jacquard

E agora, deixamos ao leitor a pergunta! Para si, quem foi o(a) primeiro(a) programador(a) da história? Ada Lovelace ou Jacquard?

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!