You are currently viewing Baterias: nano fios de ouro permitem duração até 400 vezes superior

Baterias: nano fios de ouro permitem duração até 400 vezes superior

A bateria, descoberta por uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, pode durar até 400 vezes mais do que as actuais baterias de lítio. Como? Através de um dos materiais mais nobres encontrados no planeta, o ouro!

A tecnologia permite a criação de componentes capazes de operar mesmo depois de 200 mil ciclos de recarga sem apresentar efeitos de desgaste. Mas até agora, curiosamente, os cientistas não sabem ainda dizer exactamente o que explica a alta performance da bateria.

OURO

Neste processo, aplicam nano fios feitos de ouro como meio para armazenar energia. O uso dos fios, que não é novidade, enfrentava uma série de problemas causados por corrosão em diversas pesquisas mas, neste estudo os problemas foram ultrapassados.

Esta nova bateria usa gel ao invés de um líquido como o lítio, e a presença do gel e o uso de um material protector que reveste os fios de ouro, evita a corrosão e garante uma utilização quase “infinita”.

Do ponto de vista prático, a opção pelo gel pode reduzir a dependência do lítio, já que é um material relativamente escasso. No caso das baterias, o componente utilizado actualmente no seu fabrico é propenso a causar incêndios e explosões, além de ser altamente tóxico. Assim sendo, a proposta será que as baterias dos telemóveis, computadores, tablets e aparelhos em geral passem a usar estes nano fios de ouro.

Na avaliação dos cientistas, a bateria com nano fios de ouro pode ter uma vida 400 vezes maior do que uma equivalente de lítio, como as que usamos hoje. De acordo com os pesquisadores, os próximos passos da pesquisa envolvem compreender os processos que garantem a alta performance, além de estudar as possibilidades de outros materiais mais baratos que o ouro, como níquel e outros metais de propriedades semelhantes.

[Fonte: PopSci]

Interessante, não achou?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!