You are currently viewing Site de “Gente Bonita” foi roubado
Hacker typing on a laptop

Site de “Gente Bonita” foi roubado

Para quem não sabe, existe um site que só aceita gente bonita nos seus registos. Este, é um site de namoro que não permite entrada de gente feia e, a selecção é feita através da introdução de uma foto e informação no perfil. Depois, quem é do sexo oposto irá votar durante 48 horas e, caso a foto tenha votos e a pessoa seja considerada bonita, então ganha e pode fazer parte deste site, caso contrário, esqueça isso. Apenas 20% dos candidatos são aceites… O site pode ser acedido aqui.

Venda de dados

O site que descrevemos acima, viu os seus dados serem roubados recentemente e, para piorar a situação, agora esses mesmos dados foram vendidos no mercado negro. Os detalhes como peso, altura, trabalho, números de telefone, entre outros foram descobertos em Dezembro do ano passado sem criptografia. Os responsáveis disseram que a empresa agiu rapidamente depois de notificados mas, os dados já tinham sido vendidos e seria impossível voltar a recuperar tal perda.

bp1

Apesar de ser uma “rede social” e o utilizador colocar lá os dados públicos, por livre vontade, esta é uma clara violação dos direitos do utilizador. Já não é normal, em plena altura deste século, com tantos métodos de protecção, existirem ainda sites que cometam tais erros graves no que toca à protecção de dados dos seus utilizadores. Até o mínimo sistema tem de ter uma pequena protecção. Os dados no mercado negro irão para criminosos que poderão fazer o que quiserem com a informação.

A Intel Security lançou há uns tempos, informação de quanto são valiosos os dados pessoais de cada pessoa. Pode aceder a essa informação aqui. Não fique em pânico e pense que tem de deixar de usar redes sociais. Apenas tenha cuidado com a informação que fornece nas suas redes para que não tenha surpresas desagradáveis.

O que acha da segurança no que toca às redes sociais? É daqueles utilizadores que coloca toda a vida sem se preocupar com consequências?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!