You are currently viewing Tesla: modelo X aprende a condução do condutor

Tesla: modelo X aprende a condução do condutor

Como é do conhecimento geral do leitor, a Tesla é uma marca de automóveis norte-americana que desenvolve e vende veículos eléctricos de alto desempenho. Neste artigo, vamos falar-lhe um pouco do Model X que esta empresa desenvolveu, um carro que até tem a capacidade de aprender como o seu dono conduz e, aplicar esse conhecimento de forma autónoma, na estrada.

Tesla Model X

Este veículo, com portas “asas de falcão” articuladas com sensores que impedem, durante a abertura, que estas batam em outros carros que estejam próximos, é um dos mais fantásticos automóveis que se encontram à venda. Este modelo, à semelhança do que acontece no Model S, inclui o “Autopilot”, uma tecnologia que está cada vez mais próxima da condução autónoma e, é a que está mais perto de concretizar esse feito no meio de todas.

falconwings
Exemplo de “asas falcão”

Este veículo é capaz de:

  • Manter a distância para o veículo da frente;
  • Manter o carro dentro da faixa de circulação;
  • Controla automaticamente o volante, travão e o acelerador;
  • É capaz de mudar sozinho de faixa quando o condutor acende o pisca

Para além destas, existe uma capacidade que supera qualquer coisa. Este, tem a capacidade de aprender sozinho, graças a um sistema que aprende com o condutor e vai ficando cada vez melhor à medida que os mapas digitais (mapas que são criados por os próprios carros) ganham definição.

"Asas falcão" evitam bater nos carros mais próximos
“Asas falcão” evitam bater nos carros mais próximos

Somando a todas estas características que já dão apetite de conduzir este carro, este, atinge os 100 km/h em apenas 3 segundos, o que deixa para trás grande parte da concorrência dos motores a combustão interna. A autonomia pode passar os 400km na versão com bateria de 90 quilowatts hora.

Mais uma vez, estamos a falar de um carro eléctrico que, traz vantagens para aquilo que é mais sagrado a qualquer ser vivo, o meio ambiente.

Como já lhe demos a conhecer anteriormente, a Mobilidade Eléctrica pode bem ser cada vez mais um futuro próximo deixando para trás os combustíveis fósseis. Também já demos a conhecer ao leitor, soluções que poderão ser implementadas e que possam substituir os tradicionais postos de abastecimento (pode ler esse artigo aqui).

Interior do tesla model x
Interior do tesla model x

O leitor acha que a mobilidade eléctrica pode ser o futuro? Deixe-nos a sua opinião acerca deste assunto!

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!