You are currently viewing Password: 5 dicas para se manter seguro online

Password: 5 dicas para se manter seguro online

Marcou-se ontem, o dia mundial da password e, sejamos sinceros, o leitor consegue melhor do que se proteger com a famosa “12345”. Com tanta forma e combinações possiveis, é só dar asas à imaginação mas, não dê demais pois não se esqueça que tem de se lembrar da password escolhida. Posto isto, hoje vamos dar-lhe 5 dicas para que se mantenha seguro e, caso queira saber quão segura são as suas passwords, poderá consultar o nosso artigo sobre o assunto, aqui.

1 – Use passwords complicadas

Certamente não é novidade mas, o que queremos dizer neste ponto é que deve utilizar mais do que um simples conjunto de caracteres ou números. Utilize programas que gerem passwords automáticas e que utilizem caracteres do género ‘$’, ‘%’ e ‘#’. Não queremos que o leitor seja um ginasta mental mas, são mais seguras passwords assim.

passwordStrong

2 – Use um gestor de passwords

Como é sempre dificil gerar e memorizar diferentes passwords, existem programas como o 1Pasword ou o LastPass. Claro que estes programas também são inseguros mas é melhor do que guardar a chave num post-it e deixá-lo colocado ao lado do ecrã.

remembermanager

3 – Não use uma password só

Este é o erro mais comum das pessoas. A utilização de uma só password para mais do que uma conta. Por exemplo, contas do facebook, da google, do twitter e, de um jogo online são as mesmas. Assim que alguém descobrir uma, descobre tudo. Os hackers sabem que somos preguiçosos e aproveitam-se disso.

Onepass-every

4 – Altere a password várias vezes

Se a sua password foi roubada, muito provavelmente estará disponível no mercado negro da internet para que esteja disponível a quem quiser hackear. Altere várias vezes as passwords dando menos possibilidade de que os dados que foram roubados sejam ainda protegidos mas, lembre-se, não use post-its para as memorizar.

password-sticker

5 – Two Step Authenticator

Na nossa opinião, uma das formas mais seguras de proteger as suas contas é utilizar esta aplicação. É só instalar o authenticator e, ligar a sua conta. Este programa gera uma chave de 30 em 30 segundos. Se o leitor utilizar isto com o facebook, para além de ter de introduzir o username e a password, terá também de introduzir esse código que está disponível no seu telemóvel. Para que o leitor seja “roubado” é necessário do outro lado já saberem o seu username, a sua password e, terem acesso ao dispositivo onde tem o authenticator. Como pode ver pela imagem, cada aplicação tem uma chave associada.

authenticator

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!