You are currently viewing DARPA está a construir GPS para submarinos

DARPA está a construir GPS para submarinos

O GPS é um sistema bastante útil, pois é capaz de oferecer ao utilizador a sua posição exacta, através da triangulação entre a sua localização e vários pontos fixos (satélites). Contudo este sistema apenas funciona para veículos que circulem em terra, impossibilitando assim os veículos que circulam de baixo de água de o utilizarem.

A DARPA está neste momento a trabalhar numa solução para o problema que referimos anteriormente. O sistema que está a ser criado chama-se POSYDON (Positioning System for Deep Ocean Navigation), que terá um funcionamento semelhante ao tradicional GPS, mas utilizando sinais acústicos.

Como funciona este GPS subaquático?

O plano de implementação deste projecto prevê a instalação de um número considerável de fontes acústicas de longo alcance, que permitirão a um submarino obter as suas coordenadas por triangulação sem ter que vir à superfície.

Como o projecto de desenvolvimento do GPS, o POSYDON será testado inicialmente pelos serviços governamentais e militares, estando previstos os primeiros testes no oceano para 2018.

[Fonte: Engadget]

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!