You are currently viewing 10 dicas para aprender a programar

10 dicas para aprender a programar

Informática, tem diversas áreas para trabalhar sendo que programação é uma das mais escolhidas e, das melhor remuneradas. Se o leitor, por acaso está a aprender a programar ou, está a pensar nisso, para além de poder começar com os artigos que fornecemos no nosso site, poderá ainda levar em consideração 10 dicas para o fazer.

  1. Curso para aprender a programar em Java
  2. Curso para aprender a programar em Android

Com as dicas que se seguem, pretendemos que o leitor se motive a entrar nesta área, pois sem dúvida que é uma área espantosa e, com muito para dar ao mundo.

1: Tenha um objectivo

Saiba o motivo pelo qual pretende começar a programar. Não comece só porque se lembrou de o fazer senão, irá desanimar com o tempo. Com um objectivo, é sempre mais fácil atingir os nossos fins.

2: Comece pela lógica

Programação tem muito que se lhe diga e, começar pela lógica é a melhor forma pois esta é sempre a mesma, seja para que linguagem for. Se o leitor entender a forma de raciocinar, não importa se está em Java, C, Python, ou outra, será sempre mais fácil.

lógica

3: Não salte etapas

Muitas vezes, a programar, surgem situações onde existem assuntos mais fáceis que outros e, normalmente existe a tendência de saltar os fáceis. O leitor evite fazer isso pois, às vezes é em coisas fáceis que erramos e, por vezes derivado a pormenores que devíamos ter percebido aquando o estudo.

4: Defina a plataforma

Descubra a plataforma para o qual deseja programar. Pense no programa que pretende e escolha a plataforma adequada para o fazer. Não comece pela primeira que surge e, depois nota que está a usar algo que não é o apropriado acabando por desanimar.

saltarEtapas

5: Crie regras pessoais

Obrigue-se desde inicio a ter regras. Essas regras podem ser simples, desde apontamentos, a comentários em código, entre outros, para memorizar o que está a ser feito, senão no dia seguinte abre o código e não sabe o porque de existir certa função.

6: Evite maus hábitos

Evite pesquisar e tirar dúvidas em fontes sem credibilidade. Procure solucionar o problema da forma correcta e, não abreviando código ou copiando de um fórum só para despachar.

maus habitos

7: Escolha uma linguagem adequada

Comece por escolher uma linguagem fácil de aprender. Considere iniciar com Python pois a sua lógica é muito acessível e fácil de aprender.

8: Partilhe a sua experiência

Mantenha contacto com outros programadores, partilhe as suas dúvidas, experiências. Este tipo de processo irá ajudar o leitor a desenvolver a sua capacidade de aprendizagem no que toca à linguagem que estará a programar.

Homer-typing

9: Abstrair a mente

Em muitos momentos, o leitor vai aperceber-se de que não consegue solucionar um erro ou, nem sabe de onde o mesmo vem. Faça uma pausa, descanse a cabeça e, quando voltar será mais fácil encontrar o problema. Às vezes é mais difícil encontrar a solução, quando estamos demasiado focados.

10: Não desanimar

Aprender a programar não é uma tarefa fácil. Exige muitas habilidades que serão conquistadas com o decorrer da sua experiência. Não será do dia para a noite que saberá como fazer as coisas.

desanimar

O que o leitor achou das dicas? Tem mais alguma acrescentar? Deixe-nos a sua opinião!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!