You are currently viewing Google Authenticator: Confirmação em dois passos, sabe o que é?

Google Authenticator: Confirmação em dois passos, sabe o que é?

Muitas são as vezes que falamos em segurança das nossas contas das redes sociais e de outras que usamos no nosso dia a dia mas, a verdade é que não existe uma forma de nos mantermos seguros a 100%. Apesar disso, somos capazes de, pelo menos, tentar proteger-nos de forma a que os nossos dados não parem no mercado mais obscuro da internet. Saiba como funciona uma das soluções que neste momento está a ser muito utilizada, o Google Authenticator!

android gif

Google Authenticator: Confirmação em 2 passos

A confirmação em 2 passos tem como principal objectivo manter mais segura a conta do utilizador. Com ela, o hacker precisará de saber o seu username, password e, precisa de ter acesso a um dispositivo móvel que trará consigo. Irá necessitar de algo que sabe e, de algo que possui. Ora, passamos a explicar a ideia por passos:

  1. Sempre que iniciar sessão no Google, terá de introduzir o nome de utilizador e a palavra-passe, como habitualmente.
  2. Em seguida, o leitor tem uma aplicação a correr no seu telemóvel que lhe dá uma senha, de 30 em 30 segundos. Basta então introduzir essa senha

Pronto, está realizada a confirmação em dois passos. É simples, prático e, pode garantir muita protecção ao utilizador.

Este é um exemplo para se utilizar o Authenticator mas, caso assim queira, o envio da tal senha secreta, poderá ser realizado por mensagens de texto. Este tipo de segurança, pode evitar que o leitor perca dados.

movel
Exemplo de proteção para contas Google e Facebook

Configure as contas que tem com a autenticação em 2 passos. Isto porque o hacker até pode ter o seu username e password mas, se não tem o seu telemóvel onde estão a ser geradas as senhas, é impossível então entrar na sua conta.

exemplo zoho

E o leitor está pronto para deixar a sua vida mais segura? Opte por algo, proteja as suas contas! Pode não ser 100% seguro mas, mais vale algo do que nada.

Deixe-nos a sua opinião acerca do assunto!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!