You are currently viewing Empresas de tecnologia ajudam na nova ligação entre Europa e América

Empresas de tecnologia ajudam na nova ligação entre Europa e América

O tráfego e crescimento dos serviços na cloud disponibilizados pelos gigantes da tecnologia, obrigam a ter uma rede estável e rápida entre centros de dados espalhados por todo o mundo, o que faz com que precisem de ter uma ligação rápida entre eles.

Segundo uma notícia da BBC, a Microsoft e o Facebook vão ajudar no planeamento de uma nova ligação entre os Estados Unidos e a Europa, mas concretamente entre a Virginia e Bilbao.

Quem vai construir esta nova ligação subaquática?

O projecto vai ser liderado pela companhia de telecomunicações espanhola Telefonica, que venderá capacidade não usado da ligação a outras empresas. O projecto denominado MAREA, vai ser o cabo com maior capacidade de transferência a atravessar o Oceano Atlântico, tendo uma capacidade expectável de 160 TB/s.

A construção desta  nova ligação entre os dois continentes começará em Agosto deste ano e é provável que esteja pronto em Outubro de 2017. A ligação terá um comprimento de 6600 km.

Contuso, este não é o primeiro cabo sub-aquático “patrocinado” por gigantes da tecnologia, pois, em 2014, o Google fez parceria com empresas de telecomunicações para a construção de um cabo submarino que atravessa o Oceano Pacífico.

Isto marca um importante passo na construção da próxima geração de infraestruturas da internet.

Quem o diz é Frank Rey, director para a aquisição de rede da Microsoft. A empresa já está também a testar alternativas aos seus datacenters, os datacenters subaquáticos, que são bastante mais eficientes, pois não necessitam de gastar energia para refrigeração.

[Fonte: BBC]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!