You are currently viewing Embalagem inteligente diz-nos se alimento está estragado

Embalagem inteligente diz-nos se alimento está estragado

E se as embalagens nos avisassem que os alimentos estão contaminados ou estragados? Parece que isso já é possível, chamam-se embalagens inteligentes e vão revolucionar o mercado!

As embalagens inteligentes controlam e dizem-nos quais as condições do produto embalado ou do ambiente que o rodeia. São sistemas desenhados para detetar, sentir, registar, rastrear e fornecer informação de forma a avisar o utilizador sobre possíveis problemas, permitindo aumentar a vida útil do produto e a segurança alimentar.

Embalagem inteligente de leite que muda o desenho à medida que o leite se vai estragando. Design: Ko Yang
Embalagem inteligente de leite que muda o desenho à medida que o leite se vai estragando. Design: Ko Yang

Este tipo de embalagem é também útil para eliminar as datas de validade imprecisas, que muitas vezes provocam o desperdício alimentar, ao serem deitados para o lixo alimentos que estão em boas condições mas que já passaram a data de validade impressa.

freshlabel-embalagem-rótulo-inteligente-carne-Naoki-Hirota freshlabel-embalagem-rótulo-inteligente-carne-Naoki-Hirota-ampulheta

Investigadores brasileiros desenvolveram uma embalagem inteligente que muda de cor para indicar o estado de conservação de um alimento. Trata-se de uma película, semelhante ao filme plástico, feita à base de fécula de mandioca, matéria-prima biodegradável.

 A película recebe um pigmento retirado da casca da uva, que é responsável pelavariação da cor da embalagem quando o produto está a ficar estragado. O pigmento faz a embalagem mudar de cor à medida que o pH (grau de acidez) do alimento se altera, devido à sua decomposição.
embalagem-inteligente-investigadores-brasil
Já existem rótulos inteligentes aplicados aos vinhos, incluindo em Portugal, dão-nos a indicação quando o vinho está à temperatura ótima para ser bebido, mudando de cor quando tal acontece.
assinatura NOCTULA Channel
[Fonte: Ciência Hoje via Noctula Channel]

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!