You are currently viewing Google vai permitir bloquear smartphones roubados

Google vai permitir bloquear smartphones roubados

Sabes que a Google vai permitir bloquear de uma forma segura o teu smartphone perdido ou roubado?

Sabe mais como podes bloquear um smartphone!

A Google disponibiliza uma aplicação na sua Play Store que te permite controlar alguns aspectos remotamente, no teu smartphone, tablet ou Chromebook. Com este gestor de dispositivos podes localizar facilmente o teu dispositivo perdido ou roubado, pois da-te a última posição desde que esteve ligado à Internet, sendo que também o podes fazer tocar, bloqueá-lo ou mesmo apagar os dados pessoais que tens guardados.

Para utilizares este serviço, basta fazeres o download da aplicação e instalares no smartphone, tablet ou chromebook e autorizares o bloqueio e formatação remota.

No entanto foi encontrada uma novidade no código do sistema AOSP, que a Google está a pensar em formas como deixar o Android ainda mais seguro contra roubos ou perdas.

Como bloquear smartphones roubados ou perdidos?

O projecto AOSP divulgou recentemente que existe a possibilidade de “brickar” um equipamento de forma remota se o mesmo for roubado ou perdido. Resumindo através de um pedaço de código na recuperação do sistema, o -brick, ele tenta bloquear o equipamento realizando uma limpeza nas partições conforme declarado na partição /etc/recovery.brick.

Se queres saber mais detalhes sobre esta novidade, visita a página oficial do projeto AOSP.

smartphones roubados

Esta novidade já se encontra em uso por algumas empresas de comunicações e  a Google , para bloquear ou redefinir um smartphone roubado ou perdido em prol da segurança do utilizador.

Neste momento como este pormenor foi adicionado ao código do Android, supostamente não vais precisar mais de utilizar a aplicação com este objectivo, no entanto esta novidade apenas vai chegar no Android N.

Ainda temos de aguardar, por isso aconselho que utilizes ou continues a utilizar o Gestor de Dispositivos nos teus equipamentos com Android para tua segurança!

Podes encontrar o Gestor de dispositivos na Play Store!

ASSINATURACUSCO

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!