You are currently viewing Folha Biónica converte água e luz em combústivel

Folha Biónica converte água e luz em combústivel

Luz solar e água são algo de que a terra tem em abundância. Então, porque não utilizar esses recursos, estudá-los e, criar combustível liquido? Este foi um dos pensamentos de Daniel Nocera, investigador de Harvard. Então, ele aprofundou o seu conhecimento, estudou e, encontrou uma forma de converter esses dois recursos em combustível. Saiba como, connosco!

Folha biónica, água e luz

Com base numa pesquisa anterior, Daniel Nocera criou uma forma de usar a energia solar para dividir a água em hidrogénio. Este, é então devorado por bactérias para produzir álcool isopropílico (de Isopropanol). Na pesquisa anterior, a equipa usava um catalisador de níquel e zinco para dividir a água e também criou espécies reactivas de oxigénio que atacaram as bactérias que, poderiam ser evitadas com voltagens mais altas.

bionic

Com base nesses resultados, eles agora decidiram utilizar um catalisador de liga de cobalto-fósforo que permite que a folha biónica execute a sua função de forma mais eficiente. Além disso, o novo catalisador pode auto-curar. Com a liga de cobalto-fósforo a equipa foi também capaz de usar um sistema para criar isobutanol, isopentanol e bio-plástico precursor PHB.

Este, é mais um exemplo de que poderemos utilizar muitas formas para conseguirmos obter combustível. Mais uma vez, a energia solar volta a estar relacionada com o tema. Será que o sol tem um papel ainda mais importante na vida dos humanos e, estes ainda não descobriram?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!