You are currently viewing Os 10 computadores mais marcantes da história

Os 10 computadores mais marcantes da história

Com o evoluir da tecnologia, é natural que muitos dos leitores possam nunca ter ouvido falar de alguns computadores que irão ser listados. Iremos mostrar ao leitor os 10 computadores mais marcantes da história da tecnologia.

1. Commodore 64

O Commodore 64, assim chamado porque continha 64kb de memória RAM, era o grande computador da época. Com frequência de 1MHz. Foram vendidas cerca de 17 milhões de unidades.

comoodore64

2. Apple II

Em 1977, a Apple lançou um dos computadores mais bem sucedidos do mundo. Já na altura a Apple colocava preços demasiado altos. Tinha slots que se podiam expandir até 48 KB de memória RAM (tinha 4 KB inicialmente). A grande novidade era o suporte a disquetes.

Apple II

3. Timex Sinclair 1000

Com um preço espectacular, este computador que na época era considerado pouco potente. Tinha apenas 2KB de RAM e um processador de 3.25 MHz.

4. Deep Blue

O nome pode parecer familiar. Este foi um projecto da IBM que começou a ser desenvolvido em 1985 com o propósito de se especializar em jogos de xadrez. Porém, apenas em 1996 o computador jogou contra Garry Kasparov, o campeão mundial de xadrez.

Deep Blue

5. MSX

Um dos melhores computadores para jogar na altura. Jogos como Metal Gear e Snatcher, Vampire Killer ou até mesmo Bomber Man.

MSX

6 – iMac

Foi nos anos 90 que a Apple perdeu espaço para a Microsoft. O grande destaque era mesmo e só apenas o o design, que substituíam os aborrecidos tons de bege.

imac

7 – Commodore Amiga

Um bom upgrade nos computadores. O hardware ganhou uma actualização significativa, ganhando um processador de 32 bits e uma frequência de 7MHz, 512 KB de memória RAM, entrada para disquetes e imagem com 4.096 cores.

Commodore Amiga

8 – ZX Spectrum

O ZX Spectrum tinha de estar nesta lista. Foi a aposta de hardware mais aprimorado da Sinclair. Este, era mais robusto, com teclado embutido, 16 KB de memória RAM. O preço era razoável e foi o responsável por popularizar esta tecnologia na Inglaterra.

ZX Spectrum

9 – IBM PC

Este pode ser considerado o pai de todos os computadores pessoais modernos. Já viu a sua história contada em filmes e, o custo do mesmo nem era muito elevado.

Ibm_px_xt_color

10 – ENIAC

ENIAC era um computador monstruoso, era gigante mas foi o primeiro da categoria electrónica. Começou a ser desenvolvido em 1943 para ajudar em cálculos de balística na Segunda Guerra Mundial, mas só ficou pronto depois das guerras.

ENIAC

Fonte: [tecmundo]

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!