You are currently viewing 3 alternativas para não usar password no teu computador

3 alternativas para não usar password no teu computador

Cada vez que reinicias o teu computador, a seguir tens de colocar a password. Se vais almoçar e depois chegas para trabalhar, tens de colocar a password no teu computador para trabalhares. Vamos tornar isto mais fácil com as 3 alternativas para não utilizar password no teu computador!

Por defeito, o Windows pede que proves que és o proprietário do computador quando o ligas ou reinicias. Existe uma boa razão para que isso esteja configurado assim, não queres que alguém venha bisbilhotar os teus emails, imagens, sites que visitas, façam compras na tua conta de Ebay ou na tua conta nas lojas online que recomendo.

Mas isto de estar sempre a colocar a password, pode tornar-se rotineiro e aborrecido e pode não ser necessário porque tens o teu computador num local onde apenas tu tens acesso. Por isso tens três formas de evitar a colocação da password tantas vezes seguidas.

3 Alternativas para não utilizar password no teu computador

Mantém o teu computador sempre ligado

Se tens sempre o computador ligado, nunca precisas de colocar a password. Mas existem algumas desvantagens. Aumenta a conta da electricidade, se tiveres um portátil vais gastar e diminuir a vida da bateria e claro o teu computador vai estar completamente desprotegido e qualquer pessoa pode utilizá-lo se o tiveres numa área comum da casa ou escritório.

Claro que com esta opção de teres sempre o computador ligado, terias de ter a obrigação de o ligar de manhã e desligar quando já não o fores utilizar!

Para garantires que o computador fica sempre ligado, precisas de fazer algumas configurações nas Opções de Energia que encontras no Painel de Controle. Procuras opções de energia e seleccionas a opção.

Se tiveres o Windows 10 basta clicares com o botão direito em cima do botão “Iniciar” e escolheres “Opções de Energia”.

Assim que o fizeres, deves escolher a opção “Modificar quando o computador hiberna”.

Painel de Controle > Opções de Energia > Modificar quando o computador hiberna

Modificar quando o computador hiberna

Na nova janela que se vai abrir tens de seleccionar em todos os menus “Nunca”, caso tenhas um portátil aconselho a não escolheres esta opção devido às opções de On bateria.

Remover a protecção de password ao sair de hibernação

Podes configurar o Windows para não pedir a password quando o computador sair de hibernação. Este passo ajuda no gasto desnecessário de electricidade, mas deixa na mesma o teu computador desprotegido a não ser que o desligues.

Se gostares desta opção, basta abrires as “Opções de energia” da mesma forma que indiquei acima, mas em vez de escolheres apenas a opção “Modificar quando o computador hiberna” também deves seleccionar a opção “Modificar definições avançadas de energia” que encontras na lateral inferior esquerda da janela.

Na janela que se vai abrir, deves clicar em “Modificar definições que se encontram indisponíveis” e a seguir em “Necessita de password ao sair de hibernação” deves escolher “Não”.

Painel de Controle > Opções de Energia > Modificar quando o computador hiberna > Modificar definições avançadas de energia

modificar-quando-o-computador-hiberna-2

Simplificares a tua password

Bem quem me conhece sabe que por norma as minhas password são enormes e sigo as recomendações (em que incluo na password alfanumérica com maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e mais de 8 caracteres), mas podes evitar isso se utilizares um PIN como tens no multibanco.

Pode não ser tão seguro como uma password, mas é melhor que nada. Caso estejas a utilizar o Windows 8 ou 10, estas opções estão disponíveis para utilizares.

[Fonte: Blog do Cusco]

ASSINATURACUSCO

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!