You are currently viewing Top 5 erros famosos na ciência da computação

Top 5 erros famosos na ciência da computação

A ciência da computação estuda as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais. Não se restringe apenas ao estudo de algoritmos e sua aplicação no software. Contudo, é precisamente no software que a maior parte dos erros ocorrem. Já demos a conhecer situações dessas ao leitor no passado. Hoje, deixamos-lhe com cinco das mais famosas!

1. Crash Ariane 5

O Ariane 5 foi um foguete para lançar naves espaciais. Explodiu cerca de 40 segundos após o seu lançamento. O erro foi devido a um estouro de um número inteiro. Muitos já ouviram falar deste erro que levou à perda de mais de 330 milhões de euros.

arianecrash

2. Bug Y2K

Data de 1960. Os engenheiros usavam 2 dígitos para representar anos. 1970 seria representado como 70. Este método funcionou muito bem até 31 de Dezembro de 1999. Logo no primeiro dia de Janeiro no ano de 2000, muitos computadores leram o ano como se fosse 1900. Este erro deu muito trabalho a corrigir.

Bug Y2K

3. Erro PayPal

Chris Reynolds tornou-se no homem mais rico do mundo quando o PayPal, por engano, creditou na sua conta mais de 80 quatrilhões de euros na sua conta.

Erro PayPal

4. Falha Software Patriot Missile

98 soldados feridos, 28 mortos. Foram estes os números de quando um míssil iraquiano atingiu os quartéis destes soldados americanos. O sistema de mísseis Patriot não conseguiu rastrear e interceptar um míssil devido a um erro de entrada no software. Não conseguindo interceptar o míssil, o resultado foi catastrófico.

Falha Software Patriot Missile

5. Gangnam Style rebenta com o YouTube

Quando se desenvolveu o YouTube foram usados 32 bits para armazenar a contagem de visualizações de vídeo. Jamais se imagina que seria preciso mais. Bem, quando o vídeo Gangnam Style saiu precisou mais do que  32 bits. Assim que o erro ocorreu as visualizações foram para negativas. O erro está corrigido e agora já aceita 64 bits.

Gangnam Style

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!