You are currently viewing A TDT vai ter mais 4 canais!

A TDT vai ter mais 4 canais!

Depois de muita pressão por parte da ANACOM (Autoridade Nacional das Telecomunicações), o Conselho de Ministros aprovou o alargamento da TDT (Televisão Digital Terrestre) para mais 4 canais, ou seja, a TDT brevemente passará a ter 8 canais disponíveis.

Apesar de ir contra o parecer da ANACON que afirma que a TDT só dá para mais três canais, o Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes anunciou o alargamento para 4 canais.

Depois de oito anos de inércia, conseguimos encontrar uma solução que vai beneficiar directamente cerca de dois milhões e meio de cidadãos que têm na TDT o único acesso a conteúdos televisivos. É esta circunstância que importa frisar. Há um milhão de lares que hoje têm apenas acesso a cinco canais de televisão e que em breve vão poder aceder gratuitamente a mais quatro

O Ministro Luís Castro Mendes, revelou ainda que dois dos novos canais serão de responsabilidade da RTP, nomeadamente a RTP3 e RTP Memória, os outros dois serão repartidos pelo sector privado, atribuídos após concurso público.

A solução encontrada para a TDT ter capacidade de aguentar o serviço de mais 4 canais foi desenvolvida pela PT que utiliza tecnologia de última geração, que permite descodificar o sinal, preservando a qualidade do mesmo.

Quando chegam os novos canais à TDT?

Segundo o Luís Castro Mendes (Ministro da Cultura) espera-se que a RTP3 e RTP Memória esteja disponível na TDT até ao final do verão.

São canais suficientes para um serviço livre/público ou deveriam existir mais do que 8?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!