You are currently viewing Veja vidro a explodir a 340 frames por segundo

Veja vidro a explodir a 340 frames por segundo

O canal do YouTube “The Slow Mo Guys” trouxe um projecto bastante interessante. Eles pretenderam demonstrar como os materiais mais resistentes às intempéries, às vezes podem se desfazer em pedaços com métodos muito simples. Para tal, tudo foi registado numa câmara. Veja connosco, a fantástica experiência realizada.

Vidro explode a 340 frames por segundo

A dupla do canal do YouTube expôs o famoso vidro Pyrex que é utilizado na cozinha, a temperaturas extremamente altas e, de seguida aplicaram temperaturas extremamente baixas. Com isto, foi possível criar o famoso “choque térmico”. Isto acontece porque o calor extremo faz com que a superfície do material se expanda e, ao mesmo tempo, o frio extremo faz com que a superfície retraia.

Por muito resistente que seja um vidro como o Pyrex não é capaz de resistir a este efeito causado no material por temperaturas extremas. O resultado, esse é o visível no vídeo, uma pequena explosão de cacos de vidro.

O que mais impressiona é a velocidade do acontecimento. O material racha por completo e explode tão rápido que para capturar a cena foi necessário gravar a mesma em 343 frames por segundo.

E, para termos uma noção, nem a expressão “em um piscar de olhos” faria jus a este acontecimento. Isto porque o vidro quebra em 0,000104 segundos e as nossas pálpebras demoram 0,046929 segundos para se fechar.

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!