You are currently viewing Facebook usa laser para tornar Internet super-rápida

Facebook usa laser para tornar Internet super-rápida

O Facebook, através de um dos seus laboratórios, realizou recentemente uma descoberta que pode acelerar os planos de oferecer Internet rápida e gratuita em escala global. A ideia passa pela utilização de lasers para acelerar as conexões sem fio, aumentando desta forma as velocidades. Saiba mais, connosco!

Laser e o aumento de velocidade da Internet

Esta tecnologia já é usada em fibras ópticas. A utilização destes lasers, na teoria é possível, mas na prática o processo torna-se um pouco mais complexo, uma vez que dirigir o feixe de luz em direcção a um detector localizado a certa distância não é tão trivial quanto se parece.

sensor otico

A solução encontrada pelo Facebook é um detector em formato de lâmpada (imagem) que usa técnicas de multiplexação por divisão de frequência onde múltiplos sinais são enviadas em diferentes frequências. Usando esta solução, a equipa conseguiu a transmissão de um sinal de 2 GB por segundo, combinando esta novidade a tecnologias de comunicação já existentes. Tobias Tiecke, um dos investigadores do laboratório disse:

Uma grande quantidade de pessoas pelo mundo fora não se conecta à Internet porque as estruturas de comunicações sem fios não estão disponíveis onde elas vivem, principalmente em áreas rurais.

O objectivo destes investigadores é desenvolver e optimizar tecnologias de comunicação para as áreas nas quais as pessoas vivem de forma muito separada.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!