You are currently viewing Notas: Quando o dinheiro e a tecnologia se juntam

Notas: Quando o dinheiro e a tecnologia se juntam

Todos os dias ouvimos falar em assaltos, em roubos de caixas de multibanco, em uma dezena de crimes todos a envolver dinheiro. Mas, há sempre aqueles que preferem um trabalho mais “fácil” e experimentam falsificar o dinheiro, tentando alcançar notas falsas. Com isto, tornou-se importante criar métodos para que as notas não fossem falsificadas. Fique a saber, o que andou a fazer a Austrália, quando juntou tecnologia e dinheiro num só!

Notas de 5 dólares australianos

O dinheiro de plástico, na Austrália, está em circulação desde 1988 mas, os australianos não pararam ainda de inovar. O Reserve Bank of Australia anunciou as novas notas de 5 dólares que parecem saídas de um filme de ficção científica. É que as notas são mesmo espantosas.

Após realizarem algumas mudanças de visual em relação às antigas (como por exemplo, redesenharam a Rainha Elizabeth para a idade que tem actualmente e, juntaram dois pássaros da fauna Australiana!

O impressionante nesta nota é que para além de uma faixa transparente no meio, a nota é cheia de elementos que mudam de cor dependendo do ângulo de visão. Um dos pássaros até parece que sai da nota e começa a voar!

A implementação desta nova nota vai acontecer aos poucos mas, este é um otimo trabalho para evitar a falsificação do dinheiro e, que poderá ser utilizado em todo o mundo. Os trabalhos também começaram a ser aplicados nas notas de 10 dólares que terá a sua versão para 2017.

Até lá, certamente que novas ideias irão surgir e, a nota de 10 dólares poderá ser noticia sensacional também!

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!