You are currently viewing O futuro dos radares será high-tech e à prova de bala

O futuro dos radares será high-tech e à prova de bala

A Vitronic inventou um radar autónomo e altamente fiável, com o nome de “Enforcement Trailer”, também conhecido por “ALICE”, à prova de bala. Este radar é móvel e inesperado, como os tradicionais tripés embora este se mova sozinha e aparenta ser uma autocaravana!

Radares high-tech

Para já, estes radares encontram-se ainda na fase de testes e, têm como objectivo combater os “aceleras”. Têm WiFi e são à prova de bala. Estes radares não necessitam da presença de nenhum agente e pode ser transportado para qualquer local, mantendo-se lá dias ou semanas. Pode ser controlado remotamente uma vez que tem ligação à internet. Além disso, todos os dados são encriptados para evitar ataque de hackers!

radar

Agora, o leitor deve estar a perguntar-se: Um radar móvel? Sem um agente por perto? Será fácil então rebocá-lo!

Então temos a dizer que segundo a empresa alemã, isso é impossível. Primeiro porque o gancho de reboque está escondido mas também porque este “veículo” possui um localizador GPS tendo também as suas rodas escondidas dentro do chassi. É também blindado, ou seja, à prova de bala para evitar vandalismos. Para além do radar, este também conta com uma bateria de alta capacidade que permite funcionar de forma ininterrupta por até cinco dias, até alguma patrulha substituir a fonte de energia!

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!