You are currently viewing Ler um livro fechado, agora já é possível!

Ler um livro fechado, agora já é possível!

Se usar um tipo de radiação chamada de radiação terahertz, os investigadores do MIT desenvolveram um método de imagem que pode ler livros fechados! Não acredita que seja possível? Pois, então navegue connosco neste artigo e confira que é verdade.

Ler um livro fechado

Como já referido, uma radiação com nome de terahertz permite ler um livro fechado. Com uma resma de papel e uma câmara que emite fortes radiações de terahertz, uma equipa foi capaz de identificar correctamente letras impressas no papel a uma profundidade de nove folhas. Este é um tipo de radiação electromagnética que fica entre as micro-ondas e a radiação infravermelha.

book

É útil para a análise de materiais não-destrutivos, uma vez que pode facilmente distinguir entre substâncias como produtos químicos diferentes que absorvem e reflectem de forma diferente. Deste modo, é possível distinguir entre tinta e papel. A câmara, reflecte a radiação e um sensor recebe as reflexões.

Até agora, é possível ler até 20 páginas e decifrar com precisão cartas de 9 páginas, porque mais longe do que isso, a relação sinal-ruído é abafada. A equipa está a trabalhar para melhorar isso. Tal inovação pode ser bastante útil no que toca ao estudo de livros antigos e manuscritos frágeis, por exemplo. O museu metropolitano de Nova Iorque demonstrou grande interesse nesta inovação uma vez que estão interessados em estudar livros antigo mas não lhes podem tocar.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!