You are currently viewing Uma estrela está a criar planetas, no nosso universo!

Uma estrela está a criar planetas, no nosso universo!

Segundo a divulgação do Observatório Nacional de Astronomia do Japão, Os investigadores da Universidade de Ibaraki, detectaram sinais de formação de novos planetas, a 176 anos-luz de distância da terra. A culpa, essa, vem de uma estrela, a TW Hydrae, uma das mais próximas da terra com cerca de 10 milhões de anos de idade.

Estrela que cria planetas

Os astrónomos, liderados pelo professor Takashi Tsukagoshi observaram a estrela TW Hydrae e detectaram que a mesma está a dar origem a novos planetas! Cientistas já tinham observado o enorme disco de pequenas partículas que circulam a estrela e que contêm várias falhas, o que sugere que ali irão surgir novos planetas! Os investigadores, analisaram mais atentamente as imagens deste disco. Estas, foram tiradas pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), telescópio localizado no Chile e concluiriam que há pelo menos um novo planeta a formar-se. Este, é gigante, um gigante de gelo, semelhante a Urânio e Neptuno!

tw-hadre

A falha no disco de partículas em torno do sol indica que ali se localiza um corpo grande, capaz de empurrar partículas maiores, mantendo as pequenas naquele intervalo! O jovem planeta deverá estar localizado a uma distância de 22 AU da sua estrela, isto é, 22 vezes a distância da Terra do Sol (cerca de 150 milhões de quilómetros)

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!