You are currently viewing Rapaz de 12 anos e a sua dívida de 100 mil euros à Google
Surprised expression on a baby boys face whilst getting into mischief on a laptop computer

Rapaz de 12 anos e a sua dívida de 100 mil euros à Google

Esta é uma notícia que começa com uma história que tinha tudo para dar bem mas, deu tudo errado. Este pode ser um exemplo para muitos daqueles que têm ideias em ser youtubers de não fazerem asneiras! Um rapaz de 12 anos que pensava que estava a receber dinheiro de publicidade mas afinal estava a ser cobrado. A dívida atingiu os 100 mil euros mas no final, a história até acaba por ser feliz!

Rapaz de 12 anos com dívida de 100 mil euros

Trata-se de José Javier, tem 12 anos e achou que podia ganhar uma fortuna com vídeos no YouTube. Foi explorar as funções da plataforma Google relativamente à publicidade. O rapaz contratou um serviço, o Google Adwords. Um serviço que é pago. O jovem tem a mãe desempregada e o pai é vendedor ambulante, sendo o único que para já consegue colocar dinheiro em casa.

googleadwords

Na companhia de um amigo, o rapaz contratou o serviço e para isso utilizou uma conta poupança que a família tinha criado, a pensar no futuro, que acabou por ser a utilizada. Já a falar que iria ter mansões e montes de dinheiro juntamente com o amigo, as coisas começaram a dar para o errado. Quando os pais se aperceberam da situação, a dívida já ia perto dos 20 mil euros. Eles cancelaram o os serviços mas mesmo assim chegou outra conta de mais 78 mil euros que a Google estava a cobrar!

Os pais contrataram um advogado e até um informático para ajudar a perceber como tratar do assunto mas, segundo o El Pais (Jornal que deu a conhecer a história ao mundo), a reacção da Google foi imediata e perdoou a dívida.

Segundo a mãe, o rapaz não se apercebeu do quão errado agiu pois com esta idade, ainda não tem o devido conhecimento da situação perigosa em que colocou toda a família. O importante é que a dívida foi perdoada, ficando para trás uma lição.

A Google respondeu também que para se utilizarem os serviços, estes devem ser “contratados” por maiores de 18 anos e pediram um maior acompanhamento dos país nas acções dos filhos. Este pode ser um aviso para quem está a pensar ser youtuber ou, para quem tem filhos que têm esse sonho.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!