You are currently viewing Scratch e Kodu: Iniciação à programação no Ensino Básico

Scratch e Kodu: Iniciação à programação no Ensino Básico

A FCA, editora do Grupo LIDEL e parceira do Tech em Português, apresenta o livro “Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico”, da autoria dos especialistas na área da programação e educação, Carla Jesus, José Braga de Vasconcelos e Rui Lima.

Um ano após o lançamento do projecto-piloto da Direcção Geral de Educação que introduziu as Ciências da Computação e a Programação de Computadores nas escolas portuguesas do Ensino Básico, um desafio persistia: a formação dos Professores, Pais e Educadores nestas matérias de tão fácil absorção por parte das crianças. Com vista a colmatar esta lacuna, a FCA desenvolveu o primeiro livro baseado nas linhas orientadoras deste projecto, dedicado a trabalhar com crianças que, com mais de sete anos, começam a desenvolver actividades de iniciação à programação.

“A envolvência de Carla Jesus e Rui Lima no projecto-piloto da DGE, e a vasta experiência profissional de José Braga de Vasconcelos no ramo da Educação, foram fundamentais para a criação deste livro”, refere Rita Annes, Directora de Marketing do grupo editorial.

Organizado em duas partes e englobando conteúdos programáticos das principais áreas disciplinares do 3.º e 4.º ano – Matemática, Português e Estudo do Meio -, o novo livro da FCA utiliza duas conhecidas ferramentas de programação linguística e visual, o Scratch e o Kodu, para introduzir de forma divertida e intuitiva a algoritmia e a programação na educação dos pais pequenos.

O livro “Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico” permite, assim, através de um interessante conjunto de 19 atividades práticas passo a passo e construção de jogos, uma eficaz articulação com as restantes áreas curriculares e nucleares do Ensino Básico.

Fruto do sucesso registado o ano passado, em 2016 a FCA associa-se a este projeto que neste momento conta já com cerca de 442 agrupamentos escolares envolvidos, num total de 811 existentes em Portugal, 69 instituições de Ensino Privado, uma escola da Região Autónoma dos Açores, várias da Região Autónoma da Madeira e a Escola Portuguesa de Macau.

Quais os temas que são abordados no livro “Scratch e Kodu: Iniciação à programação no Ensino Básico”?

  • Iniciação à Programação;
  • Projetos educativos na área da programação;
  • Scratch;
  • Kodu;
  • Matérias de Matemática, Português e Estudo do Meio.

Saiba mais ou compre este livro na loja online da FCA

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!