You are currently viewing Um pouco de Portugal chegou a Marte

Um pouco de Portugal chegou a Marte

A sonda europeia ExoMars, chegou esta quarta-feira a Marte. Se o leitor se está a perguntar o que Portugal tem relacionado com uma sonda que está em Marte, então veio ao sitio certo para encontrar a resposta e, acredite que é verdade!

ExoMars: Módulo português chegou a Marte

A sonda enviada para Marte tem um isolamento térmico desenvolvido, produzido e integrado na mesma pela portuguesa HPS, sediada no Porto.

Em comunicado, a empresa localizada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) explica ter sido responsável pelo desenvolvimento da parte térmica do Schiaparelli.

exomarsmission

O projecto teve inicio em 2012 e contou com a empresa portuguesa em todas as fases do projecto. A mesma ainda explica:

Por se tratar de uma missão que chega ao solo de outro planeta foram necessárias precauções extremas para não haver contaminação biológica da Terra em Marte. Por esse motivo, todas as protecções térmicas foram produzidas na sala limpa da HPS, localizada no UPTEC, em níveis elevadíssimos de limpeza e sujeitas a esterilização

Segundo a COO (Chief Operating Officer) da HPS, Celeste Pereira, foram necessárias várias horas de desenvolvimento e também de testes para que fosse assegurados todos os requisitos exigentes de ambiente da missão, nomeadamente garantir que o equipamento estaria protegido mesmo a temperaturas muito mas muito baixas, bem como a temperaturas elevadíssimas, como durante as manobras de entrada e pouso no planeta Marte!

A sonda chegou esta quarta ao planeta Marte, sendo que foi lançada no dia 14 de Março. A viagem durou cerca de 7 meses e agora, é começar a obter os resultados desta “primeira experiência” da industria europeia, no pequeno planeta vermelho!

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!