You are currently viewing A “parte de Portugal” que explodiu em Marte

A “parte de Portugal” que explodiu em Marte

É um cenário um pouco triste. A sonda Schiaparelli, lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e, cujo o isolamento térmico tinha sido feito em Portugal, explodiu quando aterrou em Marte! Trouxemos estas notícias a si, através dos seguintes links:

Agora, é oficial. Ela não se perdeu, “apenas” explodiu!

Sonda Schiaparelli explodiu em Marte

De acordo com a ESA, a sonda despenhou-se a uma altura de entre dois a quatro metros e ficou destruída com o impacto com a superfície do Planeta Vermelho!

exomarsmission

A ESA apercebeu-se do que tinha acontecido graças a uma foto tirada pela sonda norte-americana MRO, que está a orbitar o planeta vermelho.

. @NASA Mars Reconnaissance Orbiter has imaged changes on #Mars surface linked
to #ExoMars@ESA_EDMhttps://t.co/QN4BqV7xIRpic.twitter.com/BD7XKhB1oO

— ESA (@esa) 21 de outubro de 2016

Esta sonda, que tinha cerca de 577 quilos, fazia parte da missão europeia para encontrar provas de vida em Marte e testar as tecnologias para serem usadas noutra missão que os cientistas esperam enviar em 2020. A Sonda desceu na quarta-feira ao planeta vermelho, tendo realizado uma viagem de 7 meses, para explodir!
O contacto com a sonda perdeu-se a cerca de 50 segundos antes da hora prevista de aterragem!

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!