You are currently viewing Apple lança iOS 10.1 com novo modo Retrato para iPhone 7 Plus

Apple lança iOS 10.1 com novo modo Retrato para iPhone 7 Plus

A Apple lançou no passado dia 24 deste mês a versão 10.1 do iOS, que é a primeira grande atualização da versão 10 do sistema. A actualização inclui várias correcções de bugs e coisas menores, mas também traz novidades mais importantes; a principal delas é um novo modo de fotografia que usa as duas câmaras do smartphone do iPhone 7 Plus.

Câmara e Fotografias

  • Introdução no iPhone 7 Plus da funcionalidade Retratos que cria um efeito de profundidade que destaca o objecto principal, tornando-o nítido em fundo desfocado;
  • Os nomes das pessoas na aplicação Fotografias são agora guardados nas cópias de segurança em iCloud;
  • Melhoria da apresentação de fotografias com gama larga de cores na vista em grelha da aplicação Fotografias;
  • Correcção de um erro que fazia com que, em alguns casos, aparecesse um ecrã desfocado ou intermitente ao abrir a aplicação Câmara;
  • Correcção de um erro que fazia com que, para alguns utilizadores, a aplicação Fotografias fechasse ao activar a Fototeca em iCloud.

07184736464144

O modo retrato do iPhone 7 Plus é especial porque processa imagens capturadas pelas duas lentes traseiras do aparelho ao mesmo tempo. Isso permite que o dispositivo crie o efeito bokeh, que é uma separação entre o objecto de destaque da imagem e o plano de fundo, que fica desfocado. Este tipo de efeito normalmente só é obtido com qualidade em câmaras mais avançadas do que as de celular, mas a Apple conseguiu aplicar o truque no novo iPhone graças às duas câmaras e processamento inteligente da imagem.

O que acha desta actualização da Apple? Deixe-nos a sua opinião !

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!