You are currently viewing Ex-hacker da NSA cria ferramenta para alertar sobre espionagem na webcam

Ex-hacker da NSA cria ferramenta para alertar sobre espionagem na webcam

Também tapa a sua webcam com fita adesiva?

Pois bem, pensando nesse mesmo problema, um ex-hacker da NSA lançou uma ferramenta gratuita para Mac que monitoriza o seu computador e alerta quando qualquer aplicação, mesmo os legítimos como Skype ou Facetime, estão a aceder à sua webcam e microfone.

OverSight

A aplicação “OverSight” foi desenvolvida por Patrick Wardle, ex-funcionário da NSA que agora é director de pesquisa da empresa de segurança Synack, ao Motherboard.

captura-de-ecra-2016-10-24-as-19-57-28

Felizmente, Mac’s contam com uma luz de LED verde que avisa quando a sua câmara está ligada, o que facilita bastante para determinar se está ligada sem motivo aparente. No passado, investigadores descobriram formas de desactivar o LED ao ligar a webcam clandestinamente e, em um caso, uma escola chegou mesmo a usar webcams em Mac’s para espiar os seus alunos.

Por exemplo quando se esta a usar o Facetime, é esperado que câmara e microfone se liguem – juntamente com o LED verde. Mas Wardle argumenta que se outra aplicação, digamos, um spyware, for activado logo após isso, o utilizador não terá como saber se está a ser vigiado. (A Apple não quis comentar o assunto.)

1475847510928812

O que a ferramenta desenvolvida por Wardle faz é monitorar o uso da webcam e microfone de forma a detectar quando uma aplicação tenta aceder, assim, notifica o utilizador que poderá decidir se deixará os aparelhos ligados ou os bloqueará. Se há algum “malware” no seu notebook criado para se activar só quando você liga a sua câmara e microfone, o programa, chamado Oversight, emitirá dois alertas diferentes, um para quando o FaceTime, Skype ou qualquer software similar for activado e outro para malware em geral.

O software pode ser encontrado aqui: Oversight 

O que acha desta aplicação? Já usou? Deixe-nos a sua opinião!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!