You are currently viewing Universidade de Aveiro: Jogo para controlar fobia a aranhas

Universidade de Aveiro: Jogo para controlar fobia a aranhas

A Universidade de Aveiro (UA) quer ajudar a combater a fobia a aranhas e minimizar os sintomas da mesma que podem levar a uma pessoa que sofra dessa fobia a paralisar e a ficar incapacitada de fazer algo!

Universidade de Aveiro: Jogo para controlar fobia a aranhas

O “Veracity”, desenvolvido por Bernardo Marques durante o Mestrado Integrado em Engenharia de Computadores e Telemática (MIECT) da Universidade de Aveiro, utiliza realidade virtual para colocar quem sofre de fobia a aranhas em contacto visual com estes insectos enquanto monitoriza reacções fisiológicas e comportamentais dos utilizadores. Este jogo poderá também ser utilizado para outro tipo de fobias!

veracity

Este projecto juntou muitos investigadores de departamentos diferentes da UA, nomeadamente do Departamento de Engenharia Electrónica, Telecomunicações e Informática e o Departamento de Educação e Psicologia. Também o Instituto de Engenharia Electrónica e Informática de Aveiro e o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde estiveram presentes neste projecto.

Com o jogo, o utilizador será monitorizado, sabendo por exemplo a alteração dos níveis cardíacos e outros comportamentos.

O jogo é subdividido em vários níveis, partindo da terapia de exposição, ou seja, o jogador é colocado em exposição ao insecto que lhe causa a fobia. Já foi testado em pessoas com medo a aranhas, mas a ideia será colocar este jogo adaptável a outro tipo de fobias a outros animais

Fonte: [JN]

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!